O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
@zmanchete

MP investiga favorecimento à Total Saúde, empresa investigada na ‘Maus Caminhos’

1 de dezembro de 2017 @ zmanchete
Compartilhar
Contrato seria firmado pela Susam (Secretaria de Estado da Saúde). Empresa é investigada pela Operação Maus Caminhos (Foto: Secom)

Por Henderson Martins, da Redação

MANAUS – O MP-AM (Ministério Público do Estado do Amazonas) abriu inquérito civil, na quinta-feira, 30 de novembro, para apurar eventuais atos de improbidade administrativa com danos ao erário e violação de princípios e favorecimento de licitação à empresa Total Saúde Serviços Médicos e Enfermagem Ltda – EPP, envolvida na investigação da Operação Maus Caminhos.

De acordo com a Portaria nº 022.2017.78, assinada pelo promotor de Justiça Ronaldo Andrade, as possíveis ilegalidades ocorreram durante a tramitação do Pregão Eletrônico nº 10/2014-CGL, com o fim de afastar do certame o Instituto de Enfermeiros Intensivistas do Amazonas S/S e, posteriormente, adjudicar o seu objeto à Empresa Total Saúde.

Ronaldo Andrade explica que as irregularidades foram apontadas, previamente, no voto e acórdão proferidos pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) na decisão nº 2018.2017.

Com o processo, o MP passou a investigar os servidores públicos Epitácio de Alencar e Silva Neto, presidente da CGL; Claúdia Silva Thomaz de Lima, vice-presidente da CGL; Sanny Sahdo Cetraro, pregoeira; e um servidor da Susam ainda não identificado.

“A Notícia de Fato n° 039.2017.000198 chegou ao conhecimento do MP através da representação ao TCE, tombada sob o processo da Corte de Contas, em que teve como representante o Instituto de Enfermeiros Intensivistas do Amazonas, na qual foram apurados indícios de direcionamento de licitação no pregão eletrônico, em favor da empresa Total Saúde”, diz Andrade.

Maus Caminhos

Em depoimento no mês passado, a enfermeira Jennifer Nayiara Youchabel, apontada como uma das líderes do esquema de fraudes nos contratos com o Instituto Novos Caminhos, disse que a empresa Total Saúde pertencia, de fato ao empresário Mouhamad Moustafa. Jennifer aparece como diretora da empresa, mas afirmou em juízo que era apenas “laranja” de Moustafa e que ele era dono do Instituto Novos Caminhos e das três empresas que prestavam serviços ao instituto: a Salvare, a Total Saúde e a Simea.

Moustafa negou, também em depoimento à Justiça Federal, que seja dono do Instituto Novos Caminhos e da Total Saúde, e que é sócio majoritário de apenas duas empresas envolvidas na Operação Maus Caminhos: a Salvare e a Simea.

Leia mais:

MPT ajuíza ação civil pública contra a empresa Total Saúde

Esquema de fraude na saúde envolvia controle total do dinheiro pago pelo governo do Estado

Delatora da Maus Caminhos cita Omar três vezes

Confira na íntegra a portaria.

PORTARIA Nº 2017/0000061894.78PRODEPPP

PORTARIA nº 022.2017.78 (Inquérito Civil nº 039.2017.000198)

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS, através da 78ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público, pelo Promotor de Justiça infra-assinado, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, conferidas pelo art. 129, inc. III, da Constituição Federal; art. 8o, § 1o da Lei nº 7.347/85; art. 26, I, da Lei nº 8.625/93; e art. 22 da Lei nº 8.429/92;

CONSIDERANDO que é função institucional e dever do Ministério Público instaurar procedimento preparatório e inquérito civil, na forma da lei, para anulação ou declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio público ou à moralidade administrativa do Estado ou do Município, de suas administrações indiretas ou fundacionais ou de entidades privadas de que participem, na forma do art. 25, IV, a e b, da Lei nº 8.625/93, e do art. 3º, IV, a e b, da Lei Complementar Estadual nº 011/93;

CONSIDERANDO que administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o art. 37, caput, da Constituição da República;

CONSIDERANDO a Resolução nº 023, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público Nacional, e a Resolução n. 006/2015-CSMP, que disciplinam a instauração e a tramitação do Inquérito Civil;

CONSIDERANDO a Notícia de Fato n. 039.2017.000198, por meio da qual chegou ao conhecimento deste Ministério Público a Representação apresentada ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, tombada sob o nº Processo TCE-AM 2492/2014, em que foi Representante o Instituto de Enfermeiros Intensivistas do Amazonas, na qual foram apurados indícios de direcionamento de licitação no Pregão Eletrônico n. 10/2014-CGL/AM, em favor da empresa Total Saúde;

CONSIDERANDO que compete a esta Promotoria de Justiça Especializada a apuração de fatos que caracterizem atos de improbidade administrativa, nos termos do ATO PGJ nº 042/2008;

RESOLVE:

INSTAURAR Inquérito Civil, sob o n° 039.2017.000198-78ªPRODEPPP, tendo por OBJETO a apuração de eventuais atos de improbidade administrativa com dano ao erário e violação de princípios, decorrente de ilegalidades cometidas durante a tramitação do Pregão Eletrônico nº 10/2014-CGL, com o fim de afastar do certame o INSTITUTO DE ENFERMEIROS INTENSIVISTAS DO AMAZONAS S/S e, posteriormente, adjudicar o seu objeto à empresa TOTAL SAÚDE SERVIÇOS MÉDICOS E ENFERMAGEM LTDA – EPP, conforme Voto e Acórdão proferidos pelo Pleno do TCE/AM (Decisão nº 2018.2017- TCE/AM), e por INVESTIGADOS os Servidores Públicos EPITÁCIO DE ALENCAR E SILVA NETO, Presidente da CGL/AM; CLAÚDIA SILVA THOMAZ DE LIMA, Vice-presidente da CGL; SANNY SAHDO CETRARO, Pregoeira do Pregão Eletrônico nº 10/2014-CGL/AM; Servidor da SUSAM ainda não identificado; e, como beneficiária dos atos de improbidade administrativa a empresa TOTAL SAÚDE – Serviços Médicos e Enfermagem Ltda – EPP;

DETERMINAR que se proceda à sua autuação e registro na Planilha de Registro de registro de Inquéritos Civis e Procedimentos Preparatórios desta Promotoria de Justiça (Planilha de Controle), bem como sua publicação no DOMPE;

DESIGNAR o servidor IURY FECHINE RAMOS para secretariar os trabalhos inerentes ao Inquérito Civil ora instaurado. Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Manaus, AM, 02 de outubro de 2017.

RONALDO ANDRADE

Notícias relacionadas

‘Lula veio a Manaus para trabalhar e não andar de moto e jet-ski’, diz Omar

Pesquisa Ipen/G6 mostra Omar na liderança e David, Maria do Carmo e Cidade empatados tecnicamente

Pesquisa Action mostra Omar à frente e 3 empatados tecnicamente no 2º lugar

Aliados de Lula visitam local onde será o Porto da Manaus Moderna

PT aprova candidatura de Marcelo Ramos ao Senado e apoio a Omar

Assuntos Instituto Novos Caminhos, Maus Caminhos, Mouhamad Moustafa, Omar Aziz, Salvare, Total Saúde
Cleber Oliveira 1 de dezembro de 2017
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

‘Lula veio a Manaus para trabalhar e não andar de moto e jet-ski’, diz Omar

26 de maio de 2026
Omar Aziz, David Almeida, Maria do Carmo Seffair e Roberto Cidade
Política

Pesquisa Ipen/G6 mostra Omar na liderança e David, Maria do Carmo e Cidade empatados tecnicamente

26 de maio de 2026
Política

Pesquisa Action mostra Omar à frente e 3 empatados tecnicamente no 2º lugar

20 de maio de 2026
Dia a Dia

Aliados de Lula visitam local onde será o Porto da Manaus Moderna

17 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?