O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
zmanchete

Porto que custou R$ 22 milhões na zona oeste de Manaus, hoje está abandonado

26 de setembro de 2017 zmanchete
Compartilhar
Pequenas embarcações atracam no porto para transportar passageiros e cargas regionais (Foto: ATUAL)
Pequenas embarcações atracam no porto para transportar passageiros e cargas regionais (Foto: ATUAL)

Por Henderson Martins, da Redação

MANAUS – Ao custo de R$ 22 milhões, o Terminal Hidroviário do São Raimundo, na zona oeste de Manaus, foi inaugurando em 15 de março de 2010 com grande festa política pelo então governador Eduardo Braga (PMDB), o vice e hoje senador Omar Aziz (PSD) e o ministro dos Transportes, atual deputado federal Alfredo Nascimento (PR-AM). Com a inauguração da Ponte Rio Negro, no dia 24 de outubro de 2011, as instalações do porto foram abandonadas. Do porto partiam balsas que faziam a travessia para Iranduba, hoje com acesso pela ponte.

A obra inclui um prédio de três andares que demorou três anos para ser concluído e deveria comportar um mini shopping com dez lojas e salas para secretarias estaduais, mas está fechado. A maioria dos boxes para lanchonetes e bares está desocupada. A guarita na entrada da rampa de acesso ao embarque e desembarque de passageiros está abandonada e depredada, com vidraças quebradas. No local, pequenos barcos de passageiros podem ser vistos atracados.

Vidraça da guarita está quebrada e instalações depredadas (Foto: ATUAL)
Vidraça da guarita está quebrada e instalações depredadas (Foto: ATUAL)

A retomada do funcionamento das instalações depende de um novo projeto elaborado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O coordenador da Ahimoc (Administração Hidroviária da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental) do DNIT, Luciano Sousa, informou que já foi firmado o Contrato nº SR-629/2016 para elaboração do projeto para instalação de estrutura naval de acostagem e melhoramentos na área do retroporto da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte – IP4 São Raimundo. Não há estimativa de valor do novo investimento.

“Após a conclusão desse projeto, previsto para novembro de 2017, serão licitadas e contratadas as respectivas obras, que consistirão na construção de uma ponte de acesso e um cais flutuante para atracação e operação de passageiros e cargas da navegação regional, assim como melhoramentos nos prédios, na área de manobra e estacionamento de veículos, cerca no contorno de toda a área do porto, cancela e melhoramentos na guarita”, informou Sousa.

Sobre o embarque e desembarque no porto ser apenas de passageiros, Luciano disse que, provisoriamente, as embarcações que operaram na rampa da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte do São Raimundo são com passageiros e cargas da navegação regional.

Não há segurança na guarita e acesso às rampas do porto é livre (Foto: ATUAL)
Não há segurança na guarita e acesso às rampas do porto é livre (Foto: ATUAL)

Luciano disse que existe uma equipe permanente do DNIT no local responsável pela fiscalização das operações portuárias. Segundo ele, existe também uma equipe de limpeza e vigilância do DNIT permanente. “Entretanto, para maior eficiência dessa vigilância, há necessidade da cerca e da cancela, acima mencionadas, e de outros melhoramentos que fazem parte do projeto, que ora está em fase de elaboração. Com a execução das obras, previstas nesse projeto, o DNIT espera proporcionar ao usuário desse porto melhores condições de conforto e segurança”, disse o coordenador do Ahimoc.

Quanto à ocupação dos boxes, Luciano informou que os ocupantes irregulares já foram notificados para desocupá-los. Por meio de processos judiciais movidos pela AGU (Advocacia Geral da União), todos deverão ser desocupados até 31 de dezembro de 2017.

“O DNIT atualmente está tomando providências para realizar licitação que terá como objeto a cessão de uso onerosa de alguns desses espaços existentes na Instalação, com a finalidade de atender aos usuários do referido porto”, afirma.

Boxes de lanchonetes e bares estão desativados. Alguns foram ocupados irregularmente e ocupantes já foram notificados (Foto: ATUAL)
Boxes de lanchonetes e bares estão desativados. Alguns foram ocupados irregularmente e ocupantes já foram notificados (Foto: ATUAL)

Notícias relacionadas

Governo repassa 2ª parcela para elaboração do Plano Diretor da Bacia do Tarumã-Açu

TRE autoriza candidato a presidente a mudar domicílio eleitoral para o AM

Amom cobra explicação da SES sobre o Sisreg e funcionamento do Saúde AM Digital

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

Governador anuncia concurso e reajuste de 4,14% para servidores da Educação

Assuntos Alfredo Nascimento, Amazonas, Dnit, Eduardo Braga, Porto de São Raimundo
Cleber Oliveira 26 de setembro de 2017
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Reitor da UEA e Roberto Cidade
Dia a Dia

Governo repassa 2ª parcela para elaboração do Plano Diretor da Bacia do Tarumã-Açu

23 de junho de 2026
cabo daciolo
Política

TRE autoriza candidato a presidente a mudar domicílio eleitoral para o AM

23 de junho de 2026
Política

Amom cobra explicação da SES sobre o Sisreg e funcionamento do Saúde AM Digital

23 de junho de 2026
Dia a Dia

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

23 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?