Projeto facilita leitura em comunidades ribeirinhas do Amazonas

Livro projeto Caminhos da Floresta (Foto: Divulgação)

Projeto inclui grupos de leituras com encenação teatral das histórias (Foto: Divulgação)

Por Daisy Melo, da Redação

MANAUS – Um projeto social tem facilitado a leitura para crianças de comunidades ribeirinhas do Amazonas. O ‘Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica’ se propõe a criar minibibliotecas em escolas de comunidades no Sul do Amazonas. Com acervo formado por doações, o projeto já recebeu livros de editoras e autores e mantém um endereço para envio de livros.

Coordenadora da iniciativa, a advogada Cristiane Maciel explicou que o projeto foi lançado no final de 2016 e a relação das comunidades beneficiadas feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Apuí. “Eles (estudantes) estavam muito desestimulados e os livros abrem as mentes das crianças, trazem uma nova visão do mundo. Não é porque mora na comunidade com poucos recursos que não pode sonhar grande”, disse.

No dia 29 de abril, uma minibiblioteca foi montada na Escola Nossa Senhora do Carmo, na Comunidade do Mata Matá (a 105 quilômetros de Apuí). Para o próximo dia 3 de junho está prevista a entrega da biblioteca na Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Comunidade Guariba (a 130 quilômetros do município). O projeto realiza, em parceria com a prefeitura, acompanhamento pedagógico para envolver os professores da escola.

O cronograma prevê a entrega de mais seis bibliotecas. Para montar os acervos, o projeto contou com doações de escritores e de editoras do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. “O desafio é grande. Até agora só conseguimos acervo para duas. Para cada biblioteca é necessário 300 livros, o que daria um total de 2,4 mil livros, mas nossa meta é arrecadar até 3 mil”, disse.

Além de obras infanto-juvenis, o acervo inclui gibis, bíblias infantis e enciclopédias, sendo essa última, segundo Maciel, importante para as comunidades que não têm acesso à internet.

Os interessados em doar livros podem enviar o material para a Avenida 13 de Novembro, nº 891, bairro Centro, Apuí (AM), CEP 69.265-000. O projeto mantém perfis no Facebook (caminhodoslivrospelafloresta) e no Intagram (@caminhodoslivros_pelafloresta), além do blog: caminhodoslivrospelafloresta.blogspot.com.br.

Livro projeto Cristiane Maciel (Foto: Divulgação)

Cristiane Maciel (à esquerda) coordena projeto de bibliotecas em escolas de comunidades ribeirinhas (Foto: Divulgação)

Seja o primeiro a comentar on "Projeto facilita leitura em comunidades ribeirinhas do Amazonas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.