Presidente da ALE diz que irá instalar a CPI da Afeam na próxima semana

ALE (Foto: Danilo Melo/ALE/Divulgação)

David Almeida defende CPI para investigar todas as gestões da Afeam (Foto: Danilo Melo/ALE/Divulgação)

Da Redação

MANAUS – O presidente da ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), David Almeida (PROS), anunciou, Na manhã desta quinta-feira, que irá instalar a CPI da Afeam na próxima semana. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada por deputados da oposição para investigar a aplicação de dinheiro público pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas.

A Afeam investiu R$ 20 milhões em fundo considerado de risco e ligado à TransExpert, empresa de transporte do Rio de Janeiro suspeita de ser fachada para desviar dinheiro público em esquema de fraudes comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral, que está preso. Ano passado, quando era líder do governador José Melo (PROS), Almeida defendeu que se incluísse na investigação gestões anteriores à de Melo.

Uma das autoras da CPI, a deputada Alessandra Campêlo (PMDB) confia na mudança de postura do presidente da ALE. “Acredito que agora a CPI da Afeam vai vingar, sim. Na verdade, essa instalação já está atrasada. É uma obrigação”, disse Alessandra. “Eu acho que o presidente David Almeida tem demonstrado um posicionamento mais de poder e não base, que é o correto. Ele tem uma representação mais institucional do poder. Eu acho que quando ele foi líder, ele se portou como líder e agora, como presidente, ele está tendo o comportamento compatível com poder legislativo”, avaliou.

Alessandra disse que já tem, inclusive, documentos sobre aplicações indevidas de dinheiro pela agencia de fomento. “Eu já tenho vários documentos relativos a questão dos R$ 25 milhões de prejuízos que a Afeam teve. Há uma intenção da base em ampliar para outros contratos. Sei que se isso realmente acontecer eu fico feliz, porque tem outros contratos do atual governo que eu gostaria de incluir”, disse.

A Afeam foi investigada também pelo MPC-AM (Ministério Público de Contas do Amazonas) que recomendou ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) auditoria nas contas da autarquia estadual.

Seja o primeiro a comentar on "Presidente da ALE diz que irá instalar a CPI da Afeam na próxima semana"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.