Oficina de formação continuada prepara alunos e professores para educação em espaço não formal

MANAUS – Alunos e professores de 28 escolas da rede pública do Amazonas participaram de uma formação continuada, que teve o objetivo de fomentar subsídios teórico-práticos aos professores de Ciências Naturais, para que eles prepararem ações educativas em espaços de Educação Não Formal Amazônicos, tendo como base as características particulares de cada local. A oficina, que ocorreu no Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, iniciou na semana passada e finalizou na manhã desta quarta-feira (20/12).

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e teve como coordenadores institucionais da Seduc, os professores Aline Almeida e Mailson Rafael Ferreira, dos Anos Finais, ambos da Gerência de Ensino Fundamental. Aline Almeida ficou com os professores beneficiados dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e Mailson com os dos Anos Finais.

O evento teve como tema: “Espaços de Educação Não Formal Amazônicos”, ênfase nas possibilidades e desafios na formação de professores de Ciência Naturais. “A formação está abrindo nossa visão de como fazer, como começar nossos trabalhos. Aqui eu consigo mostrar a realidade relacionando com o conteúdo que a gente estuda na sala de aula, como o ecossistema, os seres vivos, a cadeia alimentar”, destaca a professora do 4º ano de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Maria Auxiliadora, da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzzy, que levou seis alunos da turma para essa aula prática no Parque.

A oficina contou com a presença de alunos e professores de quatro escolas estaduais, dos anos inicias, e de mais quatro, dos anos finais de Ensino Fundamental. Os professores participam da formação continuada e os alunos de uma aula prática. Através de uma caminhada pelas trilhas do Parque do Mindu, os jovens conheceram mais de perto sobre assuntos que foram ministradas em sala de aula durante o ano.

O aluno Lucas Daniel Santos Pinheiro, 14, do 8º ano da Escola Estadual Fueth Paulo Mourão, localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, conta que a experiência foi boa. ”Eu nunca fui a um parque e ver novas coisas pra mim é muito inovador. Aprendi bastante inclusive sobre os diafanizados, plantas em decomposição, vários tipos de cogumelos, animais, e foi muito legal” disse Lucas.

Para uma das formadoras, professora Hiléia Monteiro Maciel, a ação é uma prática diferenciada. “É necessário essa relação da teoria e prática para os alunos e professores. O professor tem que estar em constante processo de formação” explica Hiléia, que é professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEA. “Os professores assim como os alunos estão gostando muito da aula prática. E estamos dando o apoio para a formação e execução na realização das aulas em espaço não formal”, enfatiza o coordenador Rafael.

As próximas oficinas acontecem no Parque Estadual Sumaúma, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, e outra no Bosque da Ciência, localizado em Petrópolis, zona centro-sul de Manaus, as duas planejadas para ocorrer no próximo ano.

O encerramento das oficinas será em maio de 2018 e culminará com a apresentação do trabalho Relatos de Experiência no Encontro de Formação de Professores nos Espaços de Educação Não Formal Amazônico, e entrega de certificados.

Escolas e professores dos Anos Finais:

CDE Professor Escola
CDE 1 Caroline Queiroz de Morais E. E. Eunice Serrano
CDE 1 Ísis da Silva Sousa EETI Antônio Telles de Souza
CDE 2 Jorge Luiz Viana de Lima E. E. Professora Diana Pinheiro
CDE 2 Cristiane Bastos Gomes E. E. Paula Ângela Frassinetti
CDE 3 Giselle Raquel de S. Pereira E. E. Maria de Lourdes Rodrigues Arruda
CDE 3 Maria Alcivandra F. Pantoja E. E. Olga Falcone
CDE 4 Gabriel Muca do Vale Pereira E. E. Coronel Pedro Câmara – CMPM 8
CDE 4 Gebiane Ferreira Fernandes E. E. Fueth Paulo Mourão
CDE 5 Elyane da Silva  Tavares E. E. Manuel Rodrigues de Souza
CDE 5 Fabrício Nascimento Ferreira CETI Elisa Bessa Freire
CDE 6 Debora Pereira de Almeida E. E. Professor Júlio César de Moraes Passos
CDE 6 Michele Adriane C. da Costa E. E. Francisca de Paula de Jesus Izabel
CDE 7 Andreia Cristina F. de Freitas E. E. Dra Zilda Arns Neumann
CDE 7 Maria Domingas D. Lopes E. E. Professor Roberto dos Santos Vieira

Escolas e professores dos Anos Iniciais:

CDE Professor Escola
CDE 1 Rose Mary M. de Oliveira EETI Helena Araújo
CDE 1 Elinara Passos Jordão EETI Hermenegildo de Campos.
CDE 2 Luciane de Castro S. Santos EETI Profª Roxana P. Bonessi
CDE 2 Fernanda Machado EETI José Carlos Mestrinho
CDE 2 Séfora da Silva Almeida EETI Madre Tereza de Calcutá
CDE 3 Emerson Alves da Silva EETI Nossa Senhora das Graças
CDE 3 Janice Corrêa Cavalcante EETI Almirante Barroso
CDE 4 Zaqueu Neves de Souza EE Flávio da Costa Brito
CDE 4 Ayla Lira Teixeira EE Waldemiro Peres Lustoza
CDE 5 Erisângela de Oliveira Pascoal CETI Profª Cinthia Régia G. do Livramento
CDE 6 Maria Auxiliadora G. dos Santos EE Profª Hilda de A. Tribuzzy
CDE 6 Erilda de Oliveira Neves EE Profª Wilma V. Geber
CDE 7 Daniele dos S. Albuquerque CETI Garcitylzo do Lago e Silva

 

Seja o primeiro a comentar on "Oficina de formação continuada prepara alunos e professores para educação em espaço não formal"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.