Com homenagem aos professores, Reino Unido é a campeã do carnaval de Manaus

Reino Unido conquistou o tricampeonato do carnaval em Manaus com enredo 'Ao mestre com carinho' (Foto: ATUAL)

Reino Unido conquistou o tricampeonato do carnaval em Manaus com enredo ‘Ao mestre com carinho’ (Foto: ATUAL)

Da Redação

MANAUS – Com homenagem os professores no enredo ‘Ao mestre com Carinho’, a escola de samba Reino Unido da Liberdade foi a campeã do desfile do Grupo Especial do Carnaval 2018 em Manaus. Com mais essa conquista, a escola se tornou tricampeã do carnaval amazonense. A Reino Unido obteve 178.30 pontos.

A surpresa ficou com a Escola de Samba Vila da Barra, estreante no Grupo Especial, que foi vice-campeã com 177,10 pontos. A agremiação do bairro da Compensa, na zona oeste, mostrou o enredo ‘Grito’ e momentos históricos em que a manifestação foi usada no Brasil. Em terceiro ficou a Unidos do Alvorada, com 176,50 pontos.

A tricampeã Reino Unido da Liberdade levou o título nos dois últimos anos: em 2017 com o tema ‘No Reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença’, e em 2016 com o tema ‘Na arte de se comunicar, vem meu Reino encantar’ – em 2016 o título de campeã foi dividido com a G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida.

Troféu do tricampeonato foi exibido pelos diretores da escola logo após a divulgação das notas finais (Foto: ATUAL)

Troféu do tricampeonato foi exibido pelos diretores da escola logo após a divulgação das notas finais (Foto: ATUAL)

A Reino Unido da Liberdade surgiu oficialmente em 5 de setembro de 1981, em uma reunião de amigos no bairro Morro da Liberdade. O ex-vereador Bosco Saraiva e hoje secretário de Segurança Pública do Amazonas foi um dos fundadores juntamente com Jairo Beira-Mar, Francisco Maciel, Vicente Neto e Mestre Kalama.

Inicialmente eles formaram um bloco de rua chamado Unidos do Morro. Na segunda-feira gorda de carnaval de 1982, a agremiação desfilava o seu primeiro carnaval, com uma média de 600 figurantes divididos em alas distintas, uma bateria com 40 instrumentos, quatro carros alegóricos, idealizados e fabricados pelo artista plástico Pepe Fonnã (primeiro carnavalesco, figurinista e artesão), e quatro destaques. O enredo era uma alusão à participação do Brasil na Copa do Mundo daquele ano.

Aos poucos, a agremiação cresceu, até se tornar escola de samba em 1986, chegando ao Grupo Especial em 1987. Nesse ano, adotou definitivamente a denominação atual. Em 1989, apresentou o samba sobre Mãe Zulmira, que ficou conhecido popularmente como “Axé Mae Preta”, sendo o destaque do carnaval daquele ano.

Em 2016, a escola apresentou a Comunicação como enredo, apresentando-a desde os tempos das Cavernas, onde o homem aprendia a se comunicar, até os dias de hoje, com as redes sociais. Nesse ano, a Reino venceu o campeonato deste ano, empatada com a Aparecida.

Brincantes e fãs da Reino Unido comemoraram a conquista do tricampeonato logo após a apuração na Sambódromo (Foto: ATUAL)

Brincantes e fãs da Reino Unido comemoraram a conquista do tricampeonato logo após a apuração na Sambódromo (Foto: ATUAL)

Seja o primeiro a comentar on "Com homenagem aos professores, Reino Unido é a campeã do carnaval de Manaus"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.