
Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – O vereador de Manaus José Ricardo (PT) afirmou, em entrevista ao ATUAL nesta sexta-feira (2), que será candidato a presidente estadual do partido no Amazonas. Ele disse que a sigla está com a imagem desgastada no estado e defendeu a renovação. O cargo é ocupado pelo deputado estadual Sinésio Campos. As eleições serão realizadas no dia 6 de julho a nível nacional, estadual, municipal e zonal.
“É um sentimento de mudança. Precisamos de um novo presidente estadual e de um novo presidente municipal na capital. O PT não teve um bom desempenho nas últimas eleições. Isso passa por direções que organizem o partido, que formem chapas, que motivem, que trabalhem a formação de jovens e novos filiados – foram mais de 3 mil novos filiados. Precisamos de uma gestão que cuide disso”, afirmou José Ricardo.
“Eu, inclusive, vou ser candidato a presidente estadual do PT, exatamente nesse sentimento que nós temos que mudar”, completou.
O PT é um dos poucos partidos que realizam eleição para direção nacional, estadual, municipal e zona. Na sigla, o procedimento é batizado de PED (Processo de Eleição Direta). Os filiados votam nas chapas inscritas.
“O PT é um dos únicos partidos onde os filiados votam para escolher seus dirigentes. Nessa eleição agora vai ser geral. Os filiados vão votar para presidente nacional do PT, uma chapa nacional. Também presidente estadual, municipal e zonais. Então, vai ter eleição direta”, disse José Ricardo.
A eleição ocorre em meio aos conflitos internos que alcançam Sinésio Campos. Em 2024, ele foi acusado de violência política pela secretária estadual de Mulheres do partido, Francinete Lima. Ela relatou que o político chegou atraso e, aos gritos, interrompeu sessão presidida pela vice-presidente do partido, Kívia Mirrana.
Para José Ricardo, além disso, o partido ainda tem imagem desgastada. Por isso, segundo ele, a mudança na gestão é necessária. “PT está com imagem muito negativa em Manaus ainda. Acho que podemos mudar isso. Isso tem reflexo na eleição”, afirmou o parlamentar.