
Do ATUAL
MANAUS – O ex-governador Wilson Lima anunciou nesta segunda-feira (6) que irá disputar uma vaga ao Senado Federal. A declaração ocorreu durante a primeira entrevista coletiva do governador interino Roberto Cidade, realizada na sede do Governo do Estado.
Wilson Lima revelou que a também renúncia do vice-governador Tadeu de Souza mudou o cenário do grupo político. “O cenário que a gente tinha anteriormente era a permanência do Tadeu [vice-governador]. No entanto, ele renunciou ao cargo. Aí se apresentou um outro cenário e isso me dava segurança e a tranquilidade necessária para que eu pudesse tomar essa decisão”, disse.
“Sou, sim, por decisão do partido, pré-candidato ao Senado da República. Estou reformulando aqui a minha agenda, entendendo quais serão os próximos passos, mas não tenha dúvida de que estarei, sim, muito presente no interior, como sempre estive, e também na capital, colocando o meu nome à disposição”, disse o ex-governador.
Wilson Lima renunciou ao cargo no sábado (4), data limite para desincompatibilização de ocupantes de cargos públicos que pretendem disputar as eleições deste ano. Antes da decisão, ele havia afirmado que permaneceria no cargo até o fim do mandato, mas disse que houve mudança no cenário político, o que levou à revisão da decisão. O vice-governador Tadeu de Souza também renunciou no mesmo dia.
Ao comentar a saída de Tadeu de Souza, Wilson afirmou que reconhece a capacidade técnica do ex-vice-governador, mas avaliou que o momento também exigia outros fatores ligados à condução política e institucional do estado.
O ex-governador afirmou que Tadeu de Souza é “competente” e no “ponto de vista técnico” não tinha a “menor dúvida da capacidade dele.” “Só que isso exigia relação institucional, estabilidade institucional e a continuidade dos programas e trabalho que foram criados nos mandatos dele…”, disse o ex-governador. “Isso me deu conforto para que eu pudesse renunciar e pudesse continuar contribuindo ainda mais com o Estado”, completou.
Veja a declaração do ex-governador.
