Da Redação
MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que não descansará enquanto não implementar mudanças para “romper com as velhas práticas” e “melhorar a saúde pública” no estado. “Posso garantir que eu e minha equipe só vamos descansar quando essa mudança estiver completa”, ao abrir os trabalhos legislativos na ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) na manhã desta terça-feira, 4.
Lima disse que são 40 anos de desacertos no setor e citou que já investiu R$ 367,2 milhões em 2019 com dinheiro do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas). A repactuação dos recursos do FT para a saúde foi aprovada pelos deputados estaduais no ano passado.
“Foi a primeira vez que os prefeitos puderam ter acesso a esse dinheiro, que foi repassado diretamente para as prefeituras, para que pudessem fazer mutirões de cirurgias, reformas, compra de insumos e outros investimentos fundamentais para a melhoria dos atendimentos”, assinalou Lima.
Segundo o governo, com ajustes financeiros o Amazonas está na “rota certa”. Citou os programas ‘Amazonas Presente’, que promover serviços nos municípios, e o ‘Muda Manaus’, na capital, como inciativas para melhorar a ação pública.
O governador citou também a reforma de 329 escolas e inauguração de três Cetis (colégios de tempo integral), em Lábrea, Benjamin Constant e Nova Olinda do Norte, e o uso da mão de obras de presos para serviços em órgãos públicos.
“Quando assumi o governo, a determinação que dei para os secretários foi de que todas as obras fossem retomadas, independente de quem houvesse iniciado esse trabalho. Retomamos 142 obras, com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão”, disse Wilson Lima, ao anunciar que, se a estiagem permitir, a duplicação da AM-070 será concluída até o final deste ano.