Da Redação
MANAUS – Em discurso genérico, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), assumiu o cargo na tarde desta terça-feira prometendo reformas e corrigir descomprometimento do poder público. Lima não especificou as mudanças na administração do Estado e disse que a estruturação da máquina pública terá como base três eixos: gestão eficiente e responsável, desenvolvimento empreendedor e sustentável e um Amazonas com qualidade de vida.
A cerimônia de posse ocorreu no Teatro Amazonas, zona sul de Manaus. O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) não participou da cerimônia, mas entregou a faixa de governador em solenidade realizada no Palácio Rio Negro, à noite.
“Com mais de um milhão de votos recebidos, sinto-me forte e encorajado a realizar as mudanças que se façam urgentes e necessárias para colocar o Amazonas no nível de crescimento que permita a população não apenas a sobreviver, mas a viver com qualidade e da maneira digna que merece todo cidadão que paga seus impostos”, disse Wilson Lima.
Ao definir a nova fase como “o maior desafio” da vida, Wilson Lima disse que pretende fazer reforma na administração estadual para assegurar eficiência na gestão e implantar o monitoramento e avaliação de políticas públicas para investir apenas em ações que deem retorno ao Estado.
O novo governador afirmou que dará atenção especial ao Polo Industrial de Manaus e que vai investir no desenvolvimento de potencialidades nas quais o Amazonas tem diferencial competitivo. “Vamos lutar para fazer da cobertura vegetal que temos hoje um ativo e que a floresta seja percebida como um atrativo de valores e não como um empecilho para o desenvolvimento”, disse.
Wilson Lima também prometeu investir em infraestrutura para melhorar a economia do Estado e disse que vai priorizar investimentos que garantam oportunidades iguais aos amazonenses. Não detalhou que oportunidades são essas.
De acordo com o novo governador, o Estado do Amazonas possui diversas realidades e muitas delas são resultantes do “descomprometimento” do poder público. “Nossa missão aqui é corrigir isso. Mas não farei isso sozinho”, disse Lima.
O novo governador pediu o apoio dos poderes legislativo e judiciário para realizar os projetos que ele pretende implantar no Amazonas.
Sem foto
Lima não vai ter fotos suas nas repartições públicas. “As fotos que estarão nessas instituição serão fotos de homens e mulheres que com seus esforços ajudam a construir o Amazonas para que toda vez que entremos numa dessas instituições lembremos para quem estamos trabalhando, que é para melhorar a vida dos cidadãos”, disse o novo governador.