Do ATUAL
MANAUS – O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o pré-contrato para Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, conhecida pela sigla REDD+. Serão instaladas as Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e do Juma.
Wilson Lima também assinou pré-contrato com a Future Carbon Holding S.A para realizar consultas públicas prévias à implementação de negócios com a geração de créditos de carbono nas unidades de conservação.
Somente nas RDS do Rio Negro e do Juma, o governo estima arrecadar R$ 3,3 bilhões em novos créditos. O projeto inclui ações de conservação que envolvem 1,1 mil famílias em 63 comunidades.
A RDS Rio Negro recebeu quatro propostas enquanto a do Juma, três proposituras. Para ambas, a Future Carbon Holding S.A foi considerada apta pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente).
A empresa deve realizar as consultas prévias com as comunidades e os encontros devem ser registrados em atas. O contrato definitivo para implementação dos projetos só será firmado após esta etapa, com a aprovação das comunidades.
O projeto inclui restauração florestal, turismo de base comunitária, bioeconomia e incentivo a cadeias produtivas locais (manejo do pirarucu, extração de óleos e manejo madeireiro e não-madeireiro, entre outros).
Dos recursos obtidos com a venda dos ativos, 50% devem ficar obrigatoriamente como benefício direto às comunidades. A outra metade será destinada ao Demucs (Fundo Estadual de Mudanças Climáticas) para investimento no programa “Guardiões da Floresta”, que paga R$ 100 às famílias por ações de conservação ambiental.