Do ATUAL
MANAUS – O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), candidato a prefeito de Manaus, propõe isenção de impostos e taxas para novas empresas que se instalarem em Manaus caso seja eleito. A proposta consta no programa de governo registrado na Justiça eleitoral nesta quinta-feira (8). O plano tem 17 páginas e estabelece quatro diretrizes: Emprego & Renda; Gestão; Qualidade de Vida e Sustentabilidade.
“As propostas são viáveis e prezam pelo compromisso com a transparência e eficiência com a gestão dos recursos públicos, pela geração de emprego e renda, e pela sustentabilidade, visando proporcionar oportunidades para todos”, alega o candidato.
Emprego & Renda
Wilker Barreto promete criar o Banco Empreendedor que disponibilizará linhas de crédito exclusiva para financiar micro, pequenas e médias empresas. Segundo a proposta, 10% das vagas de emprego serão destinadas aos jovens. Conforme o candidato, essa política é para ampliar a oferta de trabalho com carteira assinada para a juventude.
Outra proposta é a criação do Programa 60+ para estimular a oferta de emprego para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. As empresas terão incentivos fiscais.
O candidato inseriu no plano de governo o transporte de servidores municipais por empresas de aplicativo. Segundo Barreto, a finalidade é facilitar os descolamentos, a eficiência e garantir segurança e controle sobre os trajetos realizados e a redução de custos.
Gestão
No capítulo gestão, Wilker Barreto cita inclusão de política de valorização dos profissionais da educação e servidores administrativos da rede municipal de ensino, mas sem especificar as ações. Também pretende implantar o processo de eleições para escolha de diretores escolares.
O candidato quer aumentar o horário de atendimento dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso contínuo aos serviços socioassistenciais.
Qualidade de Vida
No item qualidade de vida, Wilker Barreto pretende estruturar e fortalecer os atendimentos nas Casinhas de Saúde e UBS (Unidades Básicas de Saúde); criar o Programa “Farmácia Móvel” para facilitar o acesso dos usuários de localidades mais distantes da cidade aos medicamentos e serviços de orientação do farmacêutico, especialmente pessoas idosas e PCDs, além de ampliar o Programa Leite do Meu Filho.
Propõem também construir campos de futebol, quadras de esportes e áreas de lazer nos bairros e comunidades rurais; reativar o Programa Bolsa-Atleta e Paratleta Municipal, além de criar o Programa de Atividades Físicas e de Escolinhas de esportes em bairros e comunidades.
O transporte público integra o eixo qualidade de vida. A proposta do candidato é melhorar o aplicativo Cadê meu ônibus para que o usuário programe a rota até a parada final. Isso inclui o envio de sua localização via WhatsApp.
Também consta no plano de governo nesse capítulo a compra de crédito direto pelo aplicativo e o saldo atualizado de forma automática, sem ter que ser validado pelo Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas). Caso o usuário pague a passagem com dinheiro, o troco será creditado na sua conta digital do aplicativo.
Sustentabilidade
Nessa categoria, Wilker Barreto propõe ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto em cumprimento ao marco regulatório de saneamento básico; implantar programa de arborização nas vias e áreas urbanas da cidade e executar ações de revitalização e dragagem dos principais igarapés de Manaus.
O candidato quer ainda criar um aplicativo para informar o cronograma de coleta de lixo e promover parceria entre prefeitura, bancos de logística reversa e cooperativas de catadores para que o lixo seja visto como riqueza e geração de renda famíliar.