
Do ATUAL
MANAUS – As vestimentas de itens dos bois Caprichoso e Garantido, como os trajes usados pela cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, porta-estandarte, rainha do folclore, levantador de toadas, pajé, podem ser vistos na exposição “Embarque na Magia de Parintins”, inaugurada esta semana, no saguão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
As 12 peças estarão em exibição até o dia 2 de julho e a iniciativa faz parte da estratégia de promoção do turismo do Governo do Amazonas, reforçando o Festival de Parintins como um dos maiores patrimônios culturais da região.
“O Governo do Estado segue firme nesse propósito de fazer com que cada ação, cada parceria e cada investimento, sirva exclusivamente para fortalecer a nossa identidade e impulsionar o nosso turismo como vetor, também, de desenvolvimento social e econômico. E aqui, o turista terá a oportunidade de conhecer um pouco da riqueza local com a exposição das indumentárias e com o lounge criado para transmitir o festival”, diz Laena Porto, vice-presidente da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas)
O 58º Festival de Parintins será realizado nos dias 27, 28 e 29 deste mês, com a estimativa de atrair mais de 120 mil turistas.
“A expectativa é de que o terminal (do aeroporto) receba 214 voos comerciais extras durante o período do evento. Então, estamos balanceando o terminal, utilizando de forma mais inteligente os espaços, e colocando 500 horas adicionais de trabalho exclusivo para atender à demanda extraordinária dos voos para Parintins. Com isso, esperamos em torno de 12 mil passageiros concentrados para a ilha, representando 5% da nossa movimentação do mês inteiro”, diz Overlach Campos, gerente de operações do Manaus Airport.