Por Diogo Rocha, do ATUAL
MANAUS – A vereadora Yomara Lins (PRTB) apresentou, nesta segunda-feira (26), o Projeto de Lei nº 252/2023 que institui a “instalação de cerca elétrica em estabelecimentos de ensino”. Yomara argumenta que a grade eletrificada é para proteger os alunos de atentados nas escolas públicas e privadas de Manaus e para aumentar a segurança nos colégios.
A proposta está em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da CMM (Câmara Municipal de Manaus). A vereadora propõe que as cercas devem ser afixadas conforme critérios de “altura, tipo de equipamento, tensão, corrente e duração de pulso”.
A eletricidade no sistema de proteção deverá ficar ligada 24 horas. Será necessário, segundo a propositura, colocar placas de sinalização em ambos os lados dos muros das escolas, de forma visível, para avisar sobre a medida de segurança.
“O projeto de lei visa tão somente a segurança da nossas crianças e adolescentes, diante de diversos casos que aparecem em noticiários oriundos de invasão em escolas e, até mesmo, creches de terroristas munidos de todo e qualquer tipo de arma e até mesmo substâncias naturais ou sintéticas”, justificou Yomara Lins.
A vereadora afirma que a proposta “não gerará impactos financeiros” para o município.