O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Ventos de 100 km/h derrubam prédio e arrastam veículos no RS

21 de setembro de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Destroços de prédio espalhados na rua: efeitos da força do vento (Imagem: RBS TV/Reprodução)
Destroços de prédio espalhados na rua: efeitos da força do vento (Imagem: RBS TV/Reprodução)
Por Leonardo Siqueira, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – Ventos de mais de 100 km/h e chuvas intensas provocaram inúmeros estragos no Rio Grande do Sul nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil municipal de Pelotas, um prédio desabou parcialmente na Rua Marcílio Dias, próximo à Rua Doutor Amarante.

Um homem ficou gravemente ferido e foi levado a um hospital após sofrer um acidente durante o vendaval. Ele tinha subido no telhado para fazer um reparo. Até o momento, não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

Em Caxias do Sul, a 300 quilômetros de Pelotas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que quatro pessoas estão desaparecidas. No bairro Parada Cristal, uma enxurrada arrastou um veículo; um homem foi resgatado, mas um adolescente de 13 anos, uma criança de 4 e uma mulher de 43 continuam desaparecidos.

Em outra ocorrência, um homem desapareceu no bairro De Lazzer enquanto realizava a limpeza de uma galeria e teria sido arrastado pela água.

No escuro

O temporal também deixou 969,4 mil casas sem energia até as 5h desta segunda-feira (21). Em nota, a CEEE Equatorial, responsável pelo fornecimento de energia em parte do Estado, incluindo Porto Alegre, afirmou que seguirá atuando para restabelecer o serviço com segurança e na maior brevidade possível após rajadas de ventos de até 115 km/h atingiram a sua área de cobertura. Cerca de 588 mil clientes estavam sem luz até às 5h desta segunda-feira. Às 13h, o número diminuiu para 442,7 mil.

A CPFL RGE, que atende parte do interior do Rio Grande do Sul, informou que trabalha para normalizar a situação. Segundo a empresa, 381,4 mil clientes estavam sem luz às 5h desta segunda-feira. Até a publicação desta matéria, o número tinha caído para 189 mil.

Ao todo, cerca de 623 mil clientes ainda estavam sem energia até as 13h no Rio Grande do Sul.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o impacto foi causado por tempestades severas, vendavais e queda de granizo. Em diferentes regiões, os ventos atingiram entre 70 km/h e 100 km/h, enquanto rajadas de 120 km/h a 150 km/h foram registradas em pontos isolados.

A força dos ventos tirou estações meteorológicas de operação, o que reduziu a disponibilidade de registros, informou a MetSul. O alerta para condições adversas permanece ao longo desta segunda-feira (21).

Em Porto Alegre, até as 13h desta segunda-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) contabilizava 90 ocorrências relacionadas à instabilidade climática, sendo 41 ainda em atendimento e 49 já encerradas. Segundo o órgão, seis vias estão totalmente bloqueadas e 12 têm interdição parcial devido à queda de árvores, galhos, fios e postes.

A chuva e os ventos também provocaram problemas em 20 semáforos, dos quais 17 estão sem funcionar e três operam em amarelo piscante. “Equipes da EPTC e de outros órgãos municipais permanecem mobilizadas para liberar as vias e normalizar o trânsito”, disse o órgão.

Tsunami meteorológico

Em Santa Catarina, por volta das 6h desta segunda-feira, foram registrados alagamentos nos municípios litorâneos de Jaguaruna, Imbituba e Laguna após uma elevação súbita do nível do mar, informou a Defesa Civil do Estado. Há relatos de vias danificadas pelo acúmulo de areia e água, além de danos em edificações e barcos arrastados pela força da água.

Segundo a pasta, os alagamentos costeiros foram provocados por um tsunami meteorológico, fenômeno associado a alterações bruscas na pressão atmosférica e à atuação de ventos intensos sobre o mar. Essas condições podem provocar uma elevação rápida e temporária do nível do oceano, favorecendo o avanço da água sobre a faixa costeira, disse a pasta. Diferentemente de um tsunami de origem sísmica, o fenômeno não está relacionado a terremotos.

Notícias relacionadas

Retorno debaixo do viaduto Passarão no sentido bairro-Centro é reaberto

Polícia Militar do Amazonas reforça efetivo com 502 novos soldados

MEC lança edital para implementar o Observatório de Educação Especial

Instituto lança dispositivo que permite comparar dados dos estados

Rompimento de adutora deixa bairros de Manaus sem água neste domingo

Assuntos Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande do Sul, temporal, vendaval, ventos
Cleber Oliveira 21 de setembro de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Inmet alerta sobre tempestade no Amazonas até a noite de terça

11 de maio de 2026
Dia a Dia

Inmet alerta sobre chuvas com ventos de até 100 km/h no Norte

3 de maio de 2026
Dia a Dia

Defesa Civil emite alerta sobre risco ‘severo’ de alagamentos em Manaus

2 de fevereiro de 2026
Restos de telhado espalhados em campo: tornado e chuvas intensas (Foto: Defesa Civil-RS/Divulgação)
Dia a Dia

Tornado destrói e destelha casas em Farroupilha, no Rio Grande do Sul

24 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?