O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Vasco supera Botafogo e enfrenta o Volta Redonda nas quartas de final

8 de fevereiro de 2026 Esporte
Compartilhar
Lance de Vasco x Botafogo: vascaínos venceram clássico pela Taça Guanabara (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)
Lance de Vasco x Botafogo: vascaínos venceram clássico pela Taça Guanabara (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)
Do Estadão Conteúdo

RIO DE JANEIRO – O Vasco venceu por 2 a 0 o clássico contra o Botafogo, neste domingo (8), em São Januário, pela sexta e última rodada da Taça Guanabara. Os dois times entraram em campo classificados para as quartas de final. Com um jogador a mais durante todo segundo tempo, o Vasco confirmou a vitória, com gols de Brenner e Phillipe Coutinho.

A vitória vascaína foi importante porque evitou o cruzamento com o Fluminense e determinou um novo adversário: o Volta Redonda, terceiro colocado do Grupo A, com 11 pontos e dois gols a menos – 6 a 4 – do que o próprio Vasco no saldo de gols. O Fluminense, líder, vai enfrentar o Bangu, quarto colocado, com 10. As vagas às semifinais serão definidas em apenas um jogo.

O Botafogo estava garantido na liderança do Grupo B, com nove pontos, e sabia que enfrentaria o Flamengo, quarta colocado, com sete, nas quartas. Por isso, outra vez, usou vários reservas e uma formação alternativa armada pelo técnico argentino Martín Anselmi. Esta, porém, foi sua terceira derrota seguida numa semana. Tinha perdido por 1 a 0 para o Fluminense, pelo Carioca, e depois acabou goleado pelo Grêmio, por 5 a 3, no Brasileirão.

O jogo começou com quase uma hora de atraso, porque o gramado estava impraticável devido as intensas chuvas que caíram no Rio durante todo fim de semana. Com o gramado encharcado, apesar do esforço de duas dezenas de funcionários que trabalharam com rodos, a qualidade técnica do jogo ficou comprometida.

Poucos passes, quase nenhum drible e chutões. O que aconteceu diferente foi a expulsão do jovem Marquinhos, meio-campo de apenas 18 anos, que deixou o Botafogo com um jogador a menos no final do primeiro tempo.

Ele tinha recebido o cartão amarelo logo aos dois minutos, voltou a cometer falta aos 42 minutos por dar um carrinho em cima de Barros. O Vasco criou suas duas primeiras chances de gols após isso. Na cobrança de falta, por Philippe Coutinho, o goleiro Léo Linck saltou para espalmar. Após escanteio, o goleiro do Botafogo não encaixou a bola que sobrou na pequena área. O zagueiro Barboza aliviou quase em cima da linha de gol.

O Vasco voltou mais animado no segundo tempo, pela vantagem numérica, e abriu o placar logo aos três minutos. A jogada começou num levantamento de Philippe Coutinho, não cortado por Bernardo. A sobra ficou com Brenner, que ajeitou e bateu de primeira: 1 a 0.

O ‘herói’ do jogo lava a alma depois de deixar o campo vaiado pela torcida, no meio de semana, após o empate por 1 a 1 com a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro. Ele perdeu muitas chances de gol na sua volta ao clube, mas recebeu total apoio do técnico Fernando Diniz, também vaiado nos últimos jogos.

O próprio Brenner sofreu pênalti aos 15 minutos, após ser derrubado por Justino dentro da área. Na cobrança, Philippe Coutinho bateu no meio e no alto, sem chances de defesa, fazendo 2 a 0, aos 17 minutos.

Com o placar definido e debaixo de chuva, os dois times diminuíram o ritmo. O Vasco diminuiu a intensidade no ataque e o Botafogo finalizou somente uma vez em Léo Jardim.

No meio de semana os dois times voltam a campo pela terceira rodada do Brasileirão. O Botafogo fará o clássico com o Fluminense, quinta-feira, às 19h30, no Maracanã. O Vasco vai buscar a reabilitação em casa diante do Bahia, quarta-feira, às 21h30.

Vasco

Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robert Renan, Alan Saldivia e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes (Tchê Tchê) e Philippe Coutinho (Johan Rojas); Nuno Moreira (GB), Brenner (Marino Hinestroza) e Andrés Gómez (Paulo Henrique). Técnico: Fernando Diniz.

Botafogo

Léo Linck; Bastos, Alexander Barboza (Bernardo Valim) e Justino; Kadu, Marquinhos, Jordan Barrera (Arthur Novaes) e Gabriel Abdias; Kadir (Caio Valle), Nathan Fernandes (Kauã Toledo) e Matheus Martins (Artur Izaque). Técnico: Martín Anselmi.

Notícias relacionadas

Bélgica supera desvantagem de 2 gols e elimina Senegal

Com gols de Harry Kane, Inglaterra vira e elimina Congo da Copa

Noruega é o adversário do Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

CBF confirma lesão de Paquetá e meia deve desfalcar Brasil nas oitavas

Com 4 assistências, Bruno Guimarães iguala recorde na Copa do Mundo

Assuntos Botafogo, campeonato carioca, Taça Guanabara, Vasco da Gama
Cleber Oliveira 8 de fevereiro de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Renato deixou o Vasco em comum acordo, mesmo com o Brasileiro parado devido à Copa do Mundo (Foto: Matheus Lima/Vasco)
Esporte

Vasco demite Renato Gaúcho mesmo com Brasileirão parado

19 de junho de 2026
Brito foi campeão mundial pelo Brasil em 1970 (Foto: Facenook/Reprodução)
Esporte

Morre Brito, zagueiro da seleção na conquista da Copa de 70, aos 86 anos

12 de junho de 2026
Esporte

Com um a menos e gol contra, Botafogo leva a virada do Bahia nos acréscimos no Brasileirão

30 de maio de 2026
Calleri em lance de jogo: São Paulo saiu na frente, mas sofreu empate (Foto: Rubens Chiri /São Paulo FC)
Esporte

São Paulo mantém quarto lugar com empate; Botafogo é nono

23 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?