MANAUS – Pesquisadores, professores e alunos de música estarão reunidos até o próximo dia 25 de maio no 5º Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (Sibia) para debaterem sobre musicologia, performance, educação e teoria musical. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira 21/05 com a palestra do professor da Universidade de Northwestern, Robert Gjerdingen, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na avenida Leonardo Malcher, Nº. 1728, bairro Praça 14, zona sul de Manaus.
Para a aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Letras e Artes (PPGLA) da UEA, Tharine Oliveira, o simpósio incentiva os alunos na produção de pesquisas. “Além de haver uma troca de informações com aqueles que dialogam na temática do projeto”, analisou.
O presidente da Comissão Coordenadora Local do Sibia e professor da UEA, Márcio Páscoa, destacou que os palestrantes do Simpósio são referencias na área. “Como é o caso de Robert Gjerdingen e David Chramer para dialogar e tirar dúvidas dos nossos alunos”, explicou.
Formação musical
Durante a abertura do Simpósio, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou a oportunidade de o Simpósio abrir caminhos para os alunos e professores. “Durante esses dias podemos elevar a qualidade da arte, discutir a arte e a musica como cidadania. Temos o compromisso de levar a música como formação para o interior do Amazonas. É o nosso desafio para os próximos anos”, ponderou.
Sobre a aplicação de políticas públicas culturais na área, o secretário de Estado de Cultura do Amazonas, Denilson Novo, adiantou que a UEA, a SEC e a Universidade Federal do Amazon Pesquisadores, professores e alunos de música estarão reunidos até o próximo dia 25 de maio no 5º Simpósio as (Ufam) irão realizar na próxima semana o 1º Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas. “Cada uma dessas desenvolve um trabalho significativo, mas as três juntas podem potencializar, formar e desenvolver o Estado”, observou.
A programação do 5º Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana segue até a próxima sexta-feira 25/05 com palestras, workshops, mesas redondas e concertos na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na Av. Leonardo Malcher, 1728, PrPesquisadores, professores e alunos de música estarão reunidos até o próximo dia 25 de maio no 5º Simpósio aça 14.
Sobre o Simpósio
O Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana é um evento criado pelo convenio assinado em 2012 entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade de Salamanca. A primeira edição ocorreu em 2012 na cidade espanhola de Salamanca, a segunda em Manaus (2013), a terceira em Lisboa, quando a agregação da Universidade de Lisboa a esta iniciativa, e a quarta em Belo Horizonte, sob os auspícios dos acadêmicos e financeiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).