Do ATUAL
MANAUS – Alunos do ensino médio de seis escolas públicas receberão cursos gratuitos de robótica e tecnologias digitais pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento Academia Stem, da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). Os estudantes terão acesso aos cursos nos laboratórios móveis instalados em carreta no município de Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros de Manaus).
A capacitação inclui aula sobre a Cultura Maker (que ensina o estudante a desenvolver atividades), Stem (ciência, tecnologia, engenharia e matemática; do inglês) e robótica. Os estudantes terão direito a certificado.
A carreta ficará no Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos e vai atender 200 alunos do Ifam (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Escola Estadual Maria Calderaro; Escola Estadual de Balbina; e Escola Estadual Presidente Figueiredo.
Jucimar Maia Júnior, coordenador da Academia Stem, disse que a finalidade é fortalecer a educação nos municípios. “A ida dos nossos laboratórios móveis para o interior do Amazonas só mostra o compromisso da Academia Stem e da UEA em levar o conhecimento para o interior”.
O professor Valber Martins, pró-reitor de Interiorização da UEA, disse que o ensino de novas tecnologias é essencial. “É necessário saber trabalhar com a tecnologia e direcionar seu uso para o bem da sociedade. É fundamental que divulguemos este tipo de atividade tecnológica no interior do estado.”
Sobre a Academia STEM
O projeto é fruto da parceria entre a Samsung e a UEA para capacitação e formação profissional de estudantes. Busca desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de engenharia de automação e controle, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica e engenharia de produção.