Da Redação
MANAUS – Uma equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, odontólogos, biólogos e residentes de enfermagem está à disposição da população para auxiliar no enfrentamento e no tratamento da Covid-19 por meio do atendimento médico e psicológico oferecido de forma virtual e totalmente gratuito no Chatbot, com acesso pelo link http://chatbot.saude.am.gov.br/.
A iniciativa é da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) em parceria com a Secretaria de Saúde do Amazonas e grupo Samel. O sistema está funcionando de segunda a sexta-feira, aos fins de semana e feriados, das 7h às 23h.
Nesta nova etapa, é possível que os profissionais de saúde prescrevam os tratamentos terapêuticos e exames, além de encaminhar para outros atendimentos médicos. O Chatbot aplica respostas automáticas, mas também possibilita a interação imediata com a equipe multidisciplinar, que faz a primeira triagem pelo WhatsApp.
A coordenação do projeto enfatiza que, por meio dessa plataforma e do atendimento mais humanizado, é possível conversar diretamente, visualizar o paciente e fazer uma melhor avaliação clínica no momento do atendimento. Vale destacar que todas as dúvidas são esclarecidas com informações confiáveis e de qualidade feitas por especialistas.
“Além de diminuir a demanda nos dispositivos de saúde públicos e privados, o Chatbot diminui a exposição dos pacientes aos riscos de novas contaminações, tendo em vista que estamos em um momento de aumento de casos de síndromes respiratórias agudas graves. Então quando o usuário usa o app para uma avaliação ele está preservando a saúde e a vida dele. Todos os nossos profissionais estão aptos para atender a população de forma confiável”, diz a professora Adriany Pimentão.