O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Serviços

UEA abre matrícula para curso de atenção à saúde da população ribeirinha

2 de maio de 2022 Serviços
Compartilhar
vacina ribeirinhos
UEA está com matrículas abertas para o curso “Atenção à saúde da população ribeirinha” (Foto: Marcely Gomes/Semcom)
Da Redação

MANAUS – Profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família podem se especializar em atendimento à população ribeirinha no Amazonas. A UEA (Universidade do Estado do Amazonas) abriu matrículas para o curso “Atenção à saúde da população ribeirinha”.

O prazo de inscrição termina no dia 30 de setembro deste ano e o cadastro é feito exclusivamente pela internet neste link. O curso é on-line, autoinstrucional, de início imediato e gratuito.

De acordo com a professora Jacqueline Sachett, doutora em Doenças Tropicais e Infecciosas, as populações ribeirinhas estão sujeitas a doenças específicas do habitat, como a arboviroses, dengue, zika, febre amarela, além de doenças dermatológicas tropicais como hanseníase e leishmaniose.



Outro fator de agravo frequente são acidentes causados por animais, escalpelamento e contaminação por mercúrio devido aos garimpos. O curso oferece capacitação para a atuação direcionada aos cuidados específicos considerando a cultura, hábitos de vida e organização social.

Para a professora, o maior impacto para a saúde da população ribeirinha está no acesso à atenção à saúde. “Muitas vezes estas pessoas utilizam a medicina tradicional como a primeira escolha e, às vezes, como única forma de tratamento para as doenças, devido à dificuldade de locomoção e transporte, distância dos serviços de saúde e dificuldade de recurso financeiro”, explica.

“Os profissionais de saúde precisam de um preparo educacional para compreender melhor este contexto e se prepararem para a assistência nesses ambientes que possuem valores e crenças diferentes das populações urbanas”, acrescenta Jacqueline.

Sobre o curso

Com carga horária de 60 horas, a capacitação é baseada na principal diretriz do Ministério da Saúde, a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas.

Dessa forma, os conteúdos abordam a organização da Atenção Primária à Saúde para populações ribeirinhas a partir das realidades locorregionais; as especificidades da nutrição dessa população; abordagem das arboviroses e dermatologia tropical na população ribeirinha, além de outras condições de saúde e doenças específicas da população ribeirinha.

“O curso aborda o contexto diferenciado da população ribeirinha, com ênfase no contexto de vida e nas doenças mais frequentes para estas populações, além de abordar a política para o atendimento de forma a identificar meios e recursos disponíveis no território para uma prática efetiva da atuação médica qualificada na população ribeirinha”, explica Jacqueline.

Notícias relacionadas

TJAM divulga classificação preliminar de estágio em Direito para Manaus

Prefeitura abre inscrição do cadastro reserva de bolsas Pós-Graduação e Idiomas

Prefeitura de Manaus disponibiliza 3 mil vagas em programa de estágio nos níveis médio e superior

Divulgada lista de aprovados para o programa ‘Mestre Qualificado’

Estudantes da UEA em Tabatinga receberão auxílio moradia de R$ 1 mil

Assuntos população ribeirinha, Saúde da Família, UEA
Iolanda Ventura 2 de maio de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Professor sala de aula: programa possibilita qualificação (Foto: Euzivaldo Queiroz/Semcom)
Serviços

Divulgada lista de aprovados para o programa ‘Mestre Qualificado’

21 de junho de 2022
uea tabatinga
Dia a Dia

Estudantes da UEA em Tabatinga receberão auxílio moradia de R$ 1 mil

17 de junho de 2022
Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (Foto: Divulgaão/UEA)
Síntese

UEA convoca aprovados em vestibular e SIS para efetuar matrícula

9 de junho de 2022
sistema vigilancia poluicao do ar
Dia a Dia

Pesquisadores criam ‘Selva’ para vigiar poluição do ar e queimadas na Amazônia

8 de junho de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?