
Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para esta sexta-feira (24) o julgamento do recurso manejado por Adail Filho (Progressista) contra a sentença do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral) que cassou o mandato dele pela tentativa de exercer o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.
O relator do recurso, ministro Tarcísio Carvalho Neto, já havia rejeitado em abril deste ano o pedido de Adail Filho para que ele retornasse ao cargo. O magistrado aceitou a tese de que Adail Filho está inelegível, pois o pai dele (Adail Pinheiro) foi eleito no pleito de 2012 e ele venceu as eleições de 2016, que seria o segundo mandato.
Em dezembro de 2020, o TRE determinou nova eleição no município no prazo de 20 a 40 dias e decidiu que a presidente da Câmara Municipal de Coari deveria assumir o comando da prefeitura até a posse do prefeito eleito na eleição suplementar. Desde janeiro deste ano, o município está sendo governado pela vereadora Dulce Menezes (MDB).