Do ATUAL
MANAUS – Tiroteio entre policiais militares e criminosos assustou moradores do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) na noite desta quarta-feira (24). Em vídeos gravados por moradores é possível ouvir o barulho dos tiros.
Uma moradora do bairro Sebastião Ferreira disse que “tem polícia para todo lado e ninguém consegue nem mais sair de casa”.
A troca de tiros foi entre policiais da 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) e suspeitos de tráfico de drogas. Os policiais foram recebidos a tiros e um homem foi morto. O homem estava com uma pistola de calibre 40, dois carregadores e 27 munições não deflagradas.
Na segunda-feira (22) policiais civis haviam prendido cinco pessoas na operação “Colisão dos Ímpios”, deflagrada após ação de grupos criminosos que resultou nas mortes de Luiz Sérgio de Jesus da Purificação Filho, 34 anos, e Raul Lima da Silva, 22.
Um dos suspeitos, Thaliel Oliveira de Andrade, de 18 anos, conhecido como “Pivete”, foi baleado. De acordo com Henrique Brasil, delegado de Rio Preto da Eva, Thaliel é o responsável pelo recrutamento em Manaus de integrantes para organização criminosa.
De acordo com Henrique Brasil, os homicídios que motivaram a operação policial foram por disputa de pontos de drogas.
Confira os vídeos gravados na noite de quarta-feira por moradores do bairro Sebastião Ferreira, em Rio Preto da Eva.
Audiência pública
O deputado Dan Câmara (PSC) levou o tema para a Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (25) e confirmou a realização de uma audiência pública da Comissão de Segurança marcada para o plenário da Câmara Municipal de Rio Preto, a partir das 14h.
De acordo com o parlamentar, ele recebeu orientação de suspender a reunião, em razão dos riscos. “Nós não vamos nos acovardar. Nós vamos para Rio Preto da Eva. Se nós corremos risco de vida, a população corre muito mais risco. Iremos, independente no cenário que a comunidade está vivendo”.
“Eu começo a desconfiar que nós estamos com falha na gestão da segurança pública”, disse Câmara, que é coronel da reserva da Polícia Militar. O parlamentar foi comandante geral da PM-AM entre 2008 e 2011 e secretário extraordinário do governo do Amazonas para assuntos de Segurança Pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018 e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015.
Em Presidente Figueiredo, Dan Câmara foi secretário municipal de Ordem Pública e Integração, entre maio de 2018 e novembro de 2019.