
Do ATUAL
MANAUS – O fornecimento de energia elétrica foi interrompido no Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, na noite de sexta-feira (15), após tentativa de furto de cabos da subestação da unidade de saúde, informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas).
O gerador do hospital foi acionado automaticamente e o plano de contingência para situações do tipo foi adotado imediatamente, segundo a SES. Médicos e enfermeiros realizaram a transferência de pacientes da UTI que utilizam ventilação mecânica para outras unidades da rede estadual. A secretaria informou que não houve intercorrências graves com os pacientes.
Também foram providenciados novos nobreaks [aparelho que mantém cargas reservas de energia] como forma de reforçar o fornecimento emergencial. A concessionária Amazonas Energia foi acionada para apoiar os reparos na subestação. A direção do hospital denunciou o caso na polícia para obter Boletim de Ocorrência.
Segundo a SES, o suspeito da tentativa de furto sofreu uma descarga elétrica e fugiu do local. Policiais da 27ª Cicom (Companhia Interativa Comunitária) reforçaram a segurança na área. O suspeito ainda não foi encontrado.