Do ATUAL
MANAUS- A temporada de eventos para o 57º Festival de Parintins foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (15) em uma cerimônia no Teatro Amazonas. No evento, o governador Wilson Lima (UB) ressaltou a importância da festividade para a cultura e economia amazonense.
Na ocasião, os itens oficiais do Festival, os bois-bumbás Garantido e Caprichoso e seus presidentes, Fred Goés e Rossy Amoede respectivamente, marcaram presença. Em 2024, o 57º Festival de Parintins, que este ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
“O festival de Parintins faz parte dessa cultura, faz parte do povo parintinense, é emocionante, as pessoas reservam o período do festival para se dedicar ao seu boi. Mas essa festa tem uma função de gerar emprego, de gerar renda, de dar oportunidade para as pessoas, sobretudo para quem mora na cidade de Parintins“, destacou o governador Wilson Lima.
Movimentação economia
Durante o festival, cerca de 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos no com trabalhos em obras, limpeza e outros serviços. Além disso, os dois bois juntos geram cerca de 5 mil empregos diretos.
Neste ano, a expectativa de público na ilha é de cerca de 120 mil visitantes e a projeção de movimentação na economia local é ultrapassar os R$ 150 milhões, superando a estimativa de 2023, que foi de R$ 146,7 milhões.
Investimentos
O investimento do Governo do Amazonas no festival, em 2024, será de R$ 8 milhões, sendo R$ 4 milhões para cada bumbá, além dos patrocínios privados aos bois que devem chegar a R$ 15 milhões. Somente a Coca-Cola, vai repassar R$ 2,5 milhões em 2024, sendo R$ 1,25 milhão para cada boi.
Marca Oficial da Cultura
Na cerimônia, foi apresentada a marca oficial do festival, criada a partir da arte vencedora do concurso Mural Bumbódromo 2024. O concurso foi aberto com exclusividade aos artistas parintinenses e a obra artístico-visual “Patrimônio em Festa”, de Pito Silva, foi a escolhida para compor o novo mural e serve como base de criação para a identidade visual do Festival de Parintins.
Pito Silva é um dos artistas atuantes no segmento das artes visuais e ganhou notoriedade no ano passado, com a criação do mural “Brasil Futuro, Ancestral”, colorindo o Bumbódromo, na entrada da avenida Paraíba, por onde os bumbás se concentram para entrar na arena.
“Ano passado nós batemos o recorde de público em Parintins, foram mais de 800 operações aéreas feitas ali no aeroporto e esse ano nós vamos ter mais movimento a partir dessa expectativa que está sendo gerada em torno do festival”, explicou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro destacou o interesse crescente em torno do festival. “O festival vem crescendo muito, essa projeção. Cada vez mais as agências de viagem de fora vêm buscando conhecer o Amazonas, conhecer o festival de Parintins”.