Da Redação
MANAUS – O presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas), Ari Moutinho Júnior, recomendou aos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que evitem usar a Ceap (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar), popularmente conhecido como ‘cotão’, para bancar despesas de campanha durante os próximos 45 dias.
Na eleição de 2014, o TCE havia fez a mesma recomendação. Em reunião colegiada na semana passada, os parlamentares já haviam se antecipado à recomendação oficial do TCE e decidido que não usariam os mais de R$ 574 mil a que tem direito para bancar os gastos com combustível, telefone, produção de material gráfico e alimentação neste período eleitoral.
Em relação à ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas), Moutinho Júnior informou que os deputados estaduais que concorrem nestas eleições também não usarão a cota parlamentar. “A sociedade está cada vez mais alerta em relação a isso e o sentimento dos órgãos de controle é de preservar o erário”, disse.
Wilker Barreto, presidente da CMM, disse que a decisão de não usar a Ceap durante a campanha previne contra possíveis implicações na legislação eleitoral. “É um avanço”, definiu.