O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

‘Tacacá na Bossa’, roda de capoeira e lançamentos de livros movimentam Manaus

3 de dezembro de 2019 Variedades
Compartilhar
Da Redação

MANAUS – De quarta, 4, a sexta-feira, 6, o Largo de São Sebastião será o cenário de vários eventos culturais que vão de show de homenagem ao Dia do Samba, dentro do projeto “Tacacá na Bossa”, roda de capoeira, a lançamento de livros na Banca do Largo. Toda programação terá acesso gratuito.

O penúltimo “Tacacá na Bossa” do ano acontecerá nesta quarta-feira, a partir das 18h30, e será temático: uma homenagem ao Dia do Samba (celebrado em 2 de dezembro), comandada pelo Mestre Saúba, que receberá convidados, entre eles, Chico da Silva.

“Vamos fazer essa homenagem reunindo as pessoas que realizam as rodas de samba durante o ano inteiro em Manaus e que, dessa forma, mantêm a tradição na cidade”, comenta Mestre Saúba. “Também teremos a participação mais que especial de Chico da Silva, nossa maior referência, nosso sambista número um e que elevou nossa música ao cenário nacional”, pontua.

Os convidados do Mestre Saúba são Grupo Couro Velho (banda base), Bárbara e Brenda, Assis Almeida, Papaco, Mestre Arnoldo, Joel do Cavaco, Xuxu Nobre, Puca do República, Cláudia Trindade, Patecão, Roni do Pandeiro, Rai do Banjo, Lucinho do Samba, Joubert, Cláudio Sargento e William do Banjo.

Para finalizar a noite, haverá a “Apoteose do Mestre Saúba”, uma bateria show formada pelos mestres de bateria das Escolas de Samba de Manaus, já entrando no clima de carnaval.  

Autógrafos – Na quinta-feira (5), a partir das 18h30, na Banca do Largo, o escritor amazonense Milton Hatoum – um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea – fará uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro “Pontos de fuga”, segundo volume da trilogia “O lugar mais sombrio”, que entrelaça o período da ditadura militar brasileira aos anos de formação de um grupo de jovens acossados pelo golpe e pelos sonhos de liberdade.

Na obra, o protagonista Martim deixa Brasília e retorna a São Paulo, onde ingressa na faculdade de arquitetura da USP e passa a morar numa república de estudantes, no bairro da Vila Madalena. Distante do pai opressor, dos amigos de Brasília, e de Dinah, a atriz militante com quem sua relação ficou estremecida, ele acompanha o endurecimento do regime autoritário no país, ao mesmo tempo que experimenta as agruras e adversidades da vida adulta, sempre assombrado pela incógnita do desaparecimento de sua mãe.

Na sexta-feira (6), a partir das 18h30, será a vez de Ailton Krenak fazer sessão de autógrafos na Banca do Largo para lançar “Ideias para adiar o fim do mundo”. No livro – adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019 – o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza.

Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental desta era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar as existências.

Timbalada – Também na sexta-feira, às 18h, na Lira do Teatro (espaço entre as escadarias do Teatro Amazonas), o Grupo Incendeia Capoeira apresentará “Timbalada na Praça”, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico, que conta com demonstração de instrumentos afro, roda de capoeira e samba de roda. O grupo, formado por 15 pessoas, tem o intuito de fortalecer e divulgar a Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 4 (quarta-feira)

18h30 – “Tacacá na Bossa – Dia do Samba”, com Mestre Saúba e convidados

Dia 5 (quinta-feira)

18h30 – Lançamento do livro “Pontos de fuga”, de Milton Hatoum

Dia 6 (sexta-feira)

18h – “Timbalada na Praça”, com o Grupo Incendeia Capoeira

18h30 – Lançamento do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak

Notícias relacionadas

MPT investiga reality de Viih Tube e Eliezer com funcionários

‘Não é o fim da minha vida’, diz Danny Glover sobre Alzheimer

Daniela Mercury receberá o Grammy por excelência musical

Record informa que é falsa notícia de reportagem sobre Deolane

Izabella Camargo revela rejeição na Globo ao retornar por ordem judicial

Assuntos Tacacá na Bossa
Redação 3 de dezembro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Shows no Tacacá na Bossa serão retomados a partir do dia 13 de março (Foto: SEC-AM/Divulgação)
Variedades

Tacacá na Bossa retoma shows a partir do dia 13 de março

11 de março de 2024
Fusca 1973, que foi de propriedade do comerciante Armando, é o prêmio da rifa da Igreja de São Sebastião (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Dia a Dia

Igreja de Manaus rifa Fusca 1973 para ajudar em restauração

26 de outubro de 2022
Variedades

Referência na música brasileira, pianista Breno Ruiz é atração no Tacacá na Bossa

10 de novembro de 2019
Variedades

Tacacá na Bossa apresenta show de lançamento do documentário ‘A Poética dos Beiradões’

5 de novembro de 2019

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?