
Do ATUAL
MANAUS – A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) formalizaram nesta terça-feira (27) uma parceria para ofertar curso de mestrado em Administração com ênfase em administração pública e desenvolvimento regional na Amazônia. A pós-graduação stricto sensu terá 30 vagas exclusivas para servidores da Autarquia e início das aulas em outubro deste ano.
A proposta foi aprovada em reunião na sede da Suframa com a presença do superintendente Bosco Saraiva; dos professores da Ufam Antonio Giovanni Figliuolo Uchoa e Raimundo Kennedy Vieira; do superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; do coordenador-geral de Recursos Humanos, José da Silva Marques; e da coordenadora de Desenvolvimento e Assistência ao Servidor, Cristiane Almeida. O TED (Termo de Execução Descentralizada) tem previsão de ser assinado no segundo semestre.
Com duração de dois anos, o curso tem como objetivo qualificar tecnicamente os servidores para atuar estrategicamente na gestão pública e no desenvolvimento sustentável da região. Entre os focos do programa estão temas como administração pública, políticas públicas, economia regional, bioeconomia e inovação.
As aulas ocorrerão na Ufam no turno da tarde, a partir das 16h30, com carga horária de quatro horas semanais. Cada disciplina terá duração de 20 horas, distribuídas ao longo de 15 dias, com dias alternados. Os alunos terão acesso a estrutura de apoio e acompanhamento acadêmico. Todos os participantes deverão publicar, no mínimo, um artigo científico.
O processo seletivo será lançado em setembro e incluirá prova escrita, entrevista e apresentação de projeto. O curso será gratuito aos servidores e contará com recursos destinados à infraestrutura, materiais, passagens e serviços de apoio. O investimento total previsto no mestrado é de R$ 1.150.000,00.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, explica que a iniciativa foi idealizada para fortalecer institucionalmente a autarquia por meio da qualificação de seu corpo técnico, promovendo a inovação e a eficiência na gestão de políticas públicas voltadas à Amazônia.
“A Suframa busca sempre a excelência, e a Ufam vem colaborar com isso ao oferecer ferramentas modernas de gestão e formação para enfrentar os desafios da região”, destacou o professor Raimundo Kennedy Vieira.