Faturar na internet é o sonho de inúmeras pessoas, mas não é todo mundo que consegue descobrir um bom nicho para atuar.
A verdade é que tem muita gente de olho nos negócios que já estão consolidados, tentando fazer algo parecido, e tentar conseguir, pelo menos, uma pequena fatia do mercado, para si.
O ponto em questão aqui é que, infelizmente, há segmentos do mercado que realmente já estão dominados.
Não há como entrar! Exceto se houver um investidor multimilionário disposto a bancar uma concorrência muito perigosa.
Concorrer com Magazine Luiza e Americanas, em certos segmentos, é meio que uma causa perdida.
Os sites, ainda que vendam produtos de terceiros, como marketplaces, conseguem negociar os melhores celulares, televisores, eletrodomésticos e outros itens, diretamente com os fabricantes.
Isso faz com que consigam uma margem de lucro consideravelmente maior do que o revendedor que compra no varejo ou atacarejo para tentar negociar na Web.
É preciso prestar atenção nesse tipo de cenário, antes de começar.
Quanto mais famosas e requisitadas são as marcas, mais difícil fica disputar mercado.
Dificilmente alguém vai conseguir vender tênis da Nike, Adidas ou Fila, por exemplo, com a mesma lucratividade que a Netshoes.
Mesmo que o empreendedor tente fazer sua revenda por um preço inferior ao praticado pelo site, a sua margem reduzida pode acabar afogando seu negócio.
O empreendedor precisa colocar cada pequeno custo como algo relevante dentro do seu cálculo de margem de lucro.
Vai utilizar o API ou a maquininha Pagseguro? Qual será o sistema para envio de produtos? Melhor Envio, contrato direto com os Correios, Mandaê, ou outro? Qual será o tipo de embalagem, e quanto custará cada unidade?
Se a briga do empreendedor for apenas por vender mais barato, concorrendo com grandes negócios, já consolidados, o risco de prejuízo será muito grande. E quanto mais vendas forem feitas, maiores prejuízos poderão ser acumulados.
Posto isso, o que vender na Web? Onde estão os cases de sucesso? Em que nicho é interessante começar?
Produtos de Nicho
Quando se trata de realizar vendas na internet, a melhor forma de conquistar um bom número de clientes é se tornar uma autoridade no segmento em que se pretende atuar e, como não deve ser difícil de compreender: Ninguém consegue ser autoridade em todos os assuntos, então, é preciso ter muito foco para escolher em que ramo atuar.
Exemplos de muito sucesso
TKTX Online
A loja TKTX Online, especializada na venda da pomada anestésica para tatuagem TKTX, concentrou todos seus esforços para se comunicar com tatuadores e pessoas interessadas em realizar tatuagens.
O segmento é muito específico. Não entram outros temas. O e-commerce da marca não está interessado em falar com gregos e troianos, e por se concentrar em um público só, fica muito mais fácil entender o que seus clientes e futuros clientes desejam. A atenção fica concentrada nas suas necessidades, desejos e receios, e dessa forma, toda a equipe do e-commerce se envolve com os possíveis compradores.
O atendimento é personalizado e o conteúdo desenvolvido pelo site vai além do interesse de realizar a venda da pomada, ajudando as pessoas a tomarem boas decisões a respeito de suas tatuagens.
Com a criação de conteúdo bem elaborado e a temática bastante nichada, fica muito mais fácil conquistar a confiança dos possíveis compradores, e é dessa forma que a loja tem alcançado um sucesso expressivo.
Barba & Suplementos
Nem é preciso dizer que um e-commerce chamado Barba & Suplementos tem como público alvo homens que desejam manter a saúde e bons padrões estéticos, tanto no que diz respeito a cabelos e barba, quanto em relação ao corpo.
Usar barba sempre foi algo bastante comum, mas, de alguns anos para cá, se tornou uma verdadeira tendência entre homens vaidosos e bem cuidados.
As barber shops se multiplicaram nas cidades e ter uma barba volumosa, bem cortada e macia, se tornou tão interessante quanto ter um cabelo bonito e bem cuidado.
Aliás, vale dizer que os empreendedores que desenvolveram o negócio conseguiram pegar o time exato em que a calvície se tornou um assunto extremamente comentado nas redes sociais.
Há pouco tempo atrás, quase não se falava em implante capilar ou em tratamento para calvície, mas de uns tempos para cá, o assunto é muito frequente e os homens estão falando muito mais abertamente sobre o desconforto relacionado à perda de cabelos.
O e-commerce, que se concentra na venda de suplementos diversos, acabou por conseguir deslanchar com vendas de produtos como o Minoxidil Kirkland, um dos mais populares quando o assunto é combate à calvície.
Focar em um público específico e se comunicar diretamente com ele, tem sido o segredo do negócio da Barba & Suplementos.
Todo Dia Mais Leve
Respondendo perguntas simples como “Diabético pode comer manga?” ou ajudando pessoas comuns a descobrirem como perder tantos quilos em X dias, o site Todo Dia Mais Leve se tornou um dos principais canais de emagrecimento saudável e dietas especiais para pessoas intolerantes a glúten e/ou lactose.
A recompensa pelos ensinamentos gratuitos são as vendas de encapsulados que auxiliam no emagrecimento, e em e-books com mais de 500 receitas exclusivas.
O negócio está dentro de um dos segmentos mais relevantes para o mercado digital: infoprodutos.
Embora essa não seja a única receita do negócio, trabalhar com produtos digitais é algo que realmente pode ser muito lucrativo, afinal, não é preciso manter estoque, se preocupar com trocas ou, ainda, com questões logísticas.
Aproveitar o segmento de saúde, vida saudável e estética também foi uma sacada de mestre do fundador do negócio digital, pois associou as tendências de mercado de consumo.
Olho de lince
A verdade é que quando se trata de negócios, o primeiro impulso que se tem é copiar os maiores do mercado.
Eles são mais evidentes e, portanto, ficam mais presentes na mente das pessoas – incluindo, a das que querem se tornar empresárias. No entanto, quanto mais específico é um público, mais chances há de se tornar um novo líder de mercado e conquistar o tão sonhado sucesso nos negócios.
Redação: Bruna Bozano