Do ATUAL
MANAUS — O Rio Negro mantém o ritmo de cheia em Manaus, com subidas de 12 centímetros por dia em média. Nesta quarta-feira (11), a profundidade na orla da capital é de 15,34 metros, conforme medição do Porto de Manaus.
O SGB (Serviço Geológico do Brasil) informa que a marca está abaixo da normalidade para o período, mas reflete os efeitos das chuvas nas cabeceiras dos rios.
“A regularidade das chuvas na região de cabeceira, nos últimos dias, está contribuindo para o processo de enchente dos rios da bacia, que registram subidas diárias maiores”, disse a pesquisadora Jussara Cury, superintendente Regional do SGB.
Jussara estima que o nível da água alcance 16 metros na próxima semana. Essa profundidade é considerada a cota mínima de segurança na orla de Manaus, incluindo o balneário da Ponta Negra, onde o acesso à água está proibido devido à insegurança gerado por buracos no leito do rio.
Cenário similar é observado no Rio Solimões. Na estação de Tabatinga foram registradas elevações de 15 cm por dia. Em Itapéua, a cota sobe, em média, 18 centímetros diariamente e, em Manacapuru, a elevação é de 15 cm.
O Rio Madeira registra subidas de 23 centímetros por dia em Porto Velho–RO e de 10 cm em Humaitá. Nessa bacia, os níveis voltaram para a faixa da normalidade para a época.