Da Redação
MANAUS – O soldado da reserva da Polícia Militar do Amazonas Luís Carlos Meireles Mouzinho, 53, foi preso pela Polícia Civil por suspeita de agiotagem e extorsão. A delegada Kelene Passos, do 3° Distrito Integrado de Polícia (DIP), disse que ele estava com dois revólveres, munições, aparelhos celulares, dinheiro, 424 cartões magnéticos e uma máquina de contar cédulas.
Luís foi denunciado por agiotagem no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Segundo a delegada, ele retia cartões de bancos e senhas bancárias das pessoas que emprestavam dinheiro dele, como garantia do pagamento da dívida. “Quem emprestava dinheiro do Luís, na maioria das vezes, eram pessoas idosas e de baixa renda. No dia em que essas pessoas iriam receber as aposentadorias, benefícios sociais ou salários, os funcionários de Luís iam até o banco, em posse do cartão, pegar o dinheiro dessas pessoas ou, em caso de biometria, eles acompanhavam a vítima no saque, muitas vezes portando arma de fogo”, disse Kelene Passos.
“Já ouvimos seis vítimas de Luís, dentre elas uma idosa que teve o cartão retido pelo infrator há dois anos e estava pagando somente juros de 20% a 40%, que eram cobrados pela dívida dela. Constatamos que Luís já atuava na prática ilícita há cerca de 30 anos. Em depoimento, ele alegou que o dinheiro era de origem de uma suposta empresa dele, mas não foi apresentado qualquer documento que comprove isso. As investigações em torno do caso irão prosseguir para identificar outras vítimas do infrator”, disse a delegada.