O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Sindicatos defendem atriz Taís Araújo em treta sobre personagem

14 de novembro de 2025 Variedades
Compartilhar
Atriz Taís Araújo se emocionou ao relembrar personagem (Imagem: TV Globo/Reprodução)
Atriz Taís Araújo recebeu apoio de sindicatos de artistas em treta sobre personagem de novela (Imagem: TV Globo/Reprodução)
Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – Sete sindicatos de artistas divulgaram nessa quinta-feira (13) uma nota conjunta em defesa da atriz Taís Araújo após as declarações de Hugo Gross, ator e presidente do Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Rio de Janeiro, o Sated-RJ. Ele criticou a denúncia da atriz ao compliance da Globo após as alterações de Manuela Dias em sua personagem de Vale Tudo.

O Estadão entrou em contato com a assessoria de Taís Araújo e com a emissora, sem retorno até o momento da publicação desta reportagem. O espaço está aberto.

Hugo disse, em entrevista ao Metrópoles, sobre a denúncia de Taís: “Está reclamando de negros, porque não teve papel para negro. Hoje, qualquer coisa, é que o negro não teve chance […] Qualquer coisinha ‘ah, porque o negro não tem voz’. Ninguém está pensando mais nisso, isso já passou milhões de anos atrás”.

O comunicado dos Sateds de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba e o Sindicato dos Profissionais da Dança de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ) alegou não compactuar com as alegações de Hugo.

“Taís posicionamentos e críticas despropositadas ignoram uma realidade amplamente comprovada: a de que artistas e técnicos negros continuam a enfrentar barreiras significativas de acesso, visibilidade e reconhecimento profissional, além de comprovadamente receberem salários e cachês inferiores aos de profissionais não negros”, afirmam as entidades.

“É lamentável que o dirigente do Sated/RJ utilize um espaço público e de visibilidade para direcionar críticas a artistas, em vez de cobrar responsabilidade das estruturas empresariais e das produções que perpetuam a exclusão e a desigualdade”, acrescentam.

Entenda o caso

O caso começou durante a exibição de Vale Tudo, em uma discussão entre Manuela Dias, autora da adaptação, e Taís Araújo, que interpretou Raquel no folhetim, sobre os rumos da personagem. Em uma entrevista à revista Quem publicada em 27 de agosto, Taís demonstrou insatisfação com a narrativa de Raquel, quando a protagonista voltou a vender sanduíches na praia: “Esse momento de a Raquel voltar a vender sanduíche na praia, eu recebi com um susto. Porque não era a trama original. Para mim, a Raquel ia em uma curva ascendente”.

“Como espectadora, eu tinha a expectativa de ver uma mulher negra em outra narrativa. Quando peguei para fazer a Raquel, pensei: ‘É a cara do Brasil. Ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho’. Quando isso não aconteceu, confesso que fiquei triste”, completou.

O Metrópoles afirmou que uma denúncia foi feita pela atriz ao compliance da Globo e entrevistou o presidente do Sated-Rj e ator Hugo Gross, que é branco, sobre o assunto, em 5 de novembro.

Ele citou uma suposta falta de humildade por parte da atriz: “A gente tem que parar de humanizar essa história de qualquer coisa é negro. Hoje tem um movimento a favor disso que nem deveria ter, porque negro e branco é tudo igual”. E completou: “[Dentro da compliance] Não vai dar nada. Não existe perseguição racial. As pessoas estão banalizando isso. O ator não tem sexo, não tem cor Ele leva alegria e faz você pensar. É isso que tem que ter. E principalmente: humildade!”, completou.

Leia o pronunciamento completo dos sindicatos

“Os SATEDs – Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba e o SPDRJ – Sindicato dos Profissionais da Dança de Dança do Rio de Janeiro; no mês da consciência negra, vêm a público manifestar seu posicionamento diante das recentes declarações feitas pelo presidente do SATED/RJ ao portal Metrópoles, as quais contestam a legitimidade das denúncias de racismo feitas pela atriz Taís Araújo em relação aos procedimentos de compliance da Rede Globo.

Os SATEDs são entidades estaduais autônomas, cada uma com seus princípios, histórico e gestão. O SATED/SP, PR, SC, RS, PE, PB e o SPDRJ não compactuam com discursos que negam, banalizam ou desconhecem a existência do racismo estrutural e institucional no Brasil e, sobretudo, no setor audiovisual. Tais posicionamentos e críticas despropositadas ignoram uma realidade amplamente comprovada: a de que artistas e técnicos negros continuam a enfrentar barreiras significativas de acesso, visibilidade e reconhecimento profissional, além de comprovadamente receberem salários e cachês inferiores aos de profissionais não negros.

Um sindicato existe para proteger trabalhadoras e trabalhadores, e não para persegui-los ou desqualificá-los. É dever histórico e prerrogativa das entidades sindicais lutar contra abusos de poder e desigualdades impostas por contratantes, produtoras e empresas do setor, e não deslegitimar as vozes daqueles que denunciam injustiças. É lamentável que o dirigente do SATED/RJ utilize um espaço público e de visibilidade para direcionar críticas a artistas, em vez de cobrar responsabilidade das estruturas empresariais e das produções que perpetuam a exclusão e a desigualdade.

O papel de um sindicato é estar ao lado da classe trabalhadora, na defesa de condições dignas de trabalho, de remuneração justa e do respeito à diversidade. Cabe às entidades representativas promover o diálogo e a transformação social, e não reforçar narrativas preconceituosas ou relativizar o sofrimento de seus representados.

Os SATED’s acima citados e o SPDRJ reafirmam o compromisso com a construção de espaços e oportunidades de trabalho mais plurais, éticos e inclusivos, em que o talento e o profissionalismo sejam reconhecidos independentemente de cor, credo, gênero, origem ou condição social. Seguiremos atuando com firmeza e solidariedade junto às trabalhadoras e trabalhadores da arte e da técnica, combatendo toda forma de preconceito e abuso, de qualquer origem Racismo é crime”.

Notícias relacionadas

Cameron revela que apostou em faturamento para fazer novo Avatar

Equipe de Beyoncé quer retirada de música do filme sobre Bolsonaro

Marido de Isabel Veloso pede que publiquem fotos dela ‘cheia de vida’

‘O Agente Secreto’ concorre ao Globo de Ouro em três categorias

Romance entre Lorena e Juquinha ganhará destaque em Três Graças

Assuntos novela, Rede Globo, Taís Araújo, Vale Tudo
Cleber Oliveira 14 de novembro de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Atrizes Alanis Guillen - e Gabriela Medvedovsky em cena de Três Graças: romance (Imagem: TV Globo/Reprodução)
Variedades

Romance entre Lorena e Juquinha ganhará destaque em Três Graças

5 de dezembro de 2025
Robô símbolo do BBB: edição em 2025 será com participantes em dupla (Imagem: Globoplay/Reprodução)
Variedades

BBB 26 terá 5 Casas de Vidro para escolha de 10 participantes

3 de dezembro de 2025
Atriz Susana Vieira disse que teve medo de morrer (Foto: TV Globo/Reprodução)
Variedades

Susana Vieira reclama de salário que recebe da Rede Globo

25 de novembro de 2025
Variedades

Primeira novela da Globo para celular estreia dia 12 de dezembro

21 de novembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?