Do ATUAL
MANAUS – Sete candidatos disputarão as eleições para Prefeito de Manaus. Os pretendentes foram definidos nas convenções partidárias, que começaram no dia 27 de julho. O prazo final é esta segunda-feira (5), conforme o calendário eleitoral definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Além do prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição, concorrem dois deputados federais – Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL), dois estaduais – Wilker Barreto (Mobiliza) e Roberto Cidade (União Brasil), um ex-deputado federal – Marcelo Ramos (PT), e o professor Gilberto Damasceno (PSTU).
O partido Mobiliza, antigo PMN (Partido da Mobilização Nacional), foi o primeiro a oficializar seu candidato: Wilker Barreto. Ele terá como vice a professora Renata Seabra. Em 2020, Wilker Barreto disputou a Prefeitura de Manaus na condição de vice do ex-governador Amazonino Mendes (PDT), que morreu em 2023 aos 83 anos. Amazonino foi ao segundo turno naquele pleito, mas perdeu a eleição para David Almeida.
Na mesma data o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) definiu a candidatura de Gilberto Vasconcelos e de Damiana Amorim como vice. Gilberto Vasconcelos disputou eleições anteriores para o Executivo, mas sem votação expressiva.
No dia 30 de julho o Cidadania oficializou a candidatura de Amom Mandel, que apresentou a aliança “Liberta Manaus” com a advogada Nancy Segadilha de vice. Ela é pessoa com deficiência. Amom Mandel forma aliança com o PSDB e o PRTB.
Com um arco de alianças maior, o prefeito David Almeida disputará a reeleição com apoio do MDB, PSD, Democracia Cristã e o Agir. O ex-secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Renato Júnior, será o vice.
Também com um amplo apoio, o deputado estadual Roberto Cidade teve o nome oficializado pelo União Brasil. Cidade terá Coronel Menezes (Progressistas) como vice.
Compõe a coligação o Podemos, Republicanos, PMB (Partido da Mulher Brasileira), PRD (Partido da Renovação Democrática), o PSD (Partido Social Democrático) e PSB (Partido Socialista Brasileiro).
Alberto Neto oficializou a candidatura no dia 3 de agosto. Ele terá como vice a empresária Maria do Carmo Seffair em uma aliança com o partido Novo. Alberto Neto se apresenta como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro e da direita.
O último a confirmar candidatura foi Marcelo Ramos (PT), domingo (4). Ele terá como vice o ex-deputado Luiz Castro (PDT). Ramos é candidato da federação PT, PV e PCdoB e terá ainda apoio da Rede Sustentabilidade, PSOL e Solidariedade.