Da Redação
MANAUS – A Seped (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física) oferecerá alguns serviços públicos em sua unidade na Avenida Mário Ypiranga, 1.600, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, a partir de fevereiro. Atualmente, a Seped realiza o cadastramento e a solicitação do passe intermunicipal rodoviário e o cadastro da pessoa com deficiência no sistema estadual. A Secretaria voltará a emitir Carteiras de Identidades. Em 2018, antes da suspensão do serviço, foram emitidos 1.268 RGs no local.
A Seped também auxilia as pessoas com deficiência sobre a entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio que corresponde ao valor de um salário mínimo concedido pelo Governo Federal.
Também oferece atendimento na linguagem de Libras. A pessoa com deficiência auditiva pode, inclusive, solicitar que o profissional o acompanhe às agências bancárias e audiências. O agendamento para este serviço externo deve ser feito com até 48h de antecedência. Para conflitos familiares e/ou violação dos direitos, a secretaria conta com atendimento social em sala reservada.
Cadastro
O cadastro da pessoa com deficiência no sistema do estado é um meio de facilitar a garantia ao acesso aos programas sociais, como o de moradia. Por meio dele, também é possível que a Seped direcione o cidadão para o órgão responsável, conforme caso apresentado no setor de atendimento da secretaria.
Para realizá-lo é necessário comparecer na Seped, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munido de RG, CPF, laudo médico atualizado (com Classificação Internacional de Doenças/CID), comprovante de residência atual e cartão do SUS. Para solicitar a emissão do cartão intermunicipal, além dos documentos citados anteriormente, é preciso uma foto 3×4, comprovante de renda (se houver) e o preenchimento do formulário disponível na Seped.