Por Teófilo Benarrós de Mesquita, da Redação
MANAUS – Com dois jogos em Manaus, começa nesta quarta-feira (22) a semifinal do campeonato amazonense 2022. Os jogos de volta serão no sábado (26) e domingo (27), quando haverá definição dos finalistas e os representantes do estado na Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão (Série D) de 2023. A rodada inicial nesta quarta tem defesa de invencibilidade pelo Princesa do Solimões, o único que não perdeu na competição.
Na Arena da Amazônia o Manaus FC , como mandante, enfrenta o Nacional. E no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith o Fast Clube recebe o Princesa do Solimões. As partidas começam às 15h30.
Os clubes se enfretaram pela fase classificatória. No dia 10 de fevereiro, pela quinta rodada, o Nacional venceu o Manaus por 3 a 0, gols de Matheus Padilha, Lucas Lopeu e Jô. Pela sétima rodada, em 16 de fevereiro, Princesa e Fast empataram em Manacapuru em 1 a 1, com gols de Lucas Fabrício e Bruce.
Na rodada decisiva, no sábado o Nacional enfrenta o Manaus FC no Estádio Ismael Benigno. No domingo, o Princesa do Solimões recebe o Fast Clube no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru, a 84 quilômetros da capital.
Com melhor campanha, Princesa do Solimões e Nacional jogam com a vantagem de dois resultados iguais. O time de Manacapuru ainda não perdeu na competição. Em 13 jogos, venceu 7 e empatou 6.
Os clubes semifinalistas terminaram a fase classificatória nas quatro primeiras colocações. Nas quartas de final, o Fast Clube superou o Amazonas e o Nacional passou pelo Iranduba. Com gols nos acréscimos, o Manaus eliminou o Manauara e o Princesa do Solimões deixou para trás o Operário.