O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Semana da Europa no Amazonas terá programação cultural e visita oficial de embaixadores

20 de maio de 2015 Variedades
Compartilhar
uniao_europeia
A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa (Foto: Divulgação)

MANAUS – A cidade de Manaus será uma das dez capitais brasileiras a participar da Semana da Europa 2015. A 11ª edição do evento, que vem sendo realizada no Brasil desde o dia 3 de maio, alcança o Amazonas de 25 a 30 de maio, com uma vasta programação cultural que inclui um Festival de Cinema com filmes de 18 países e um Concerto no Teatro Amazonas, além da visita oficial de embaixadores de 18 países europeus.

Tendo à frente a embaixadora da União Europeia (UE), Ana Paula Zacarias, a delegação com os embaixadores da Alemanha, Áustria, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Hungria, Letônia, Irlanda, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia desembarca em Manaus no próximo dia 27 e no dia seguinte será recebida pelo governador José Melo, às 9h, na sede do Governo do Amazonas, na Compensa, zona oeste.

A visita prossegue com almoço com o prefeito de Manaus Arthur Neto e encontros com demais autoridades e representantes das instituições locais, como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), além da realização de uma palestra na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), visitas culturais, turísticas e participação nos eventos programados para a Semana.

“A Semana da Europa é uma iniciativa agregadora que resulta do trabalho conjunto de todos os Estados Membros da União Europeia representados no Brasil. Concretizando da melhor forma o lema da UE – ‘Unidos na Diversidade’, podemos demonstrar a enorme riqueza e vivacidade da cultura europeia e, simultaneamente, construir uma importante plataforma de diálogo e parceria com a sociedade brasileira”, afirma a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias. “Este é, sem dúvida, um momento de celebração, alegria, promoção de conhecimento mútuo e cooperação”, conclui.

Concebida para exaltar a unidade do continente europeu – comemorada em 9 de maio, data que marca o Dia da Europa – e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, a Semana da Europa é promovida, desde 2005, pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE). O evento chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”. Este ano, o projeto tem o ambicioso propósito de ganhar mais visibilidade em todo o país e, pela primeira vez, as atividades estão sendo realizadas em 10 capitais distribuídas em quase todo o território brasileiro, de Florianópolis a Manaus, passando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Aracaju e Belém. Serão mais de 20 eventos entre os dias 3 de maio e 30 de junho.

Em Manaus, o evento será marcado pelo Festival de Cinema, de 25 a 29 de maio, no Teatro da Gebes Medeiros. “A mostra será composta por 18 filmes de 18 países diferentes. O conjunto das obras também é diverso, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol Diamantes Negros. Na seleção também há inéditos, como o esloveno Pai, e premiados como o austríaco A Fita Branca e o português Tabu”, explica a curadora Daniela Marinho. A exibição do filme “A fita branca”, no dia 27, contará com a presença dos embaixadores dos países membros da União Europeia (UE).

Já a programação musical contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, e dos convidados europeus Angela Nisi, soprano (Itália) e Giuseppe Tommaso, tenor (Itália), em concerto no dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Amazonas. A entrada é franca.

“A Semana da Europa é um projeto de sucesso, que cresce a cada ano a tal ponto que passamos de uma programação que durava uma semana para quase dois meses. Os eventos tratam desde arte até política e economia, passando por música, dança, gastronomia, esporte e meio ambiente. É um conjunto de manifestações inspirado pelos altos ideais da integração europeia”, evidencia o embaixador da Itália em Brasília, Raffaele Trombetta, também atual presidente de turno de EUNIC Brasil.

Sobre o evento – A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE.

EMBAIXADAS

Itália (Presidente de turno), Alemanha, Áustria, Croácia, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

INSTITUTOS CULTURAIS

Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe Zentrum, Instituto Camões, Instituto Cervantes e Instituto Cultural da Dinamarca.

A 11ª edição da Semana da Europa conta com o apoio fundamental de dezenas de instituições e parceiros locais, entre as quais se destacam-se Governo do Estado do Amazonas, Secretarias de Estado de Cultura do DF e do ES, Secretaria de Estado de Turismo do DF, Prefeituras do Rio de Janeiro e Curitiba, fundações culturais, clubes, teatros, cinemas, museus e universidades.

FESTIVAL DE CINEMA

Projeções de filmes europeus sobre a temática “Desenvolvimento e Cidadania”, com a curadoria de Daniela Marinho. A exibição do filme “A fita branca”, no dia 27, contará com a presença dos embaixadores dos países membros da UE. O filme é uma co-produção alemã, francesa, austríaca e italiana.

Data: 25 a 29 de maio

Local: Teatro da Gebes Medeiros

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, nº 937, Centro, Zona Sul

*Confira a programação

CONCERTO CLÁSSICO

O concerto contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, e dos convidados europeus: Angela Nisi, soprano (Itália) e Giuseppe Tommaso, tenor (Itália).

Data: 29 de maio

Horário: 20h

Local: Teatro Amazonas

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus

Entrada franca

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

VISITA CONJUNTA DOS EMBAIXADORES DA EU AO ESTADO DO AMAZONAS

A visita oficial acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, estão previstos encontros com autoridades e representantes das instituições locais: governador, prefeito, representante da Suframa e dos institutos de pesquisa, além da realização de uma palestra na Universidade Federal do Amazonas. Nos dias 30 e 31 é prevista a visita cultural.

(Da Semcom)

Notícias relacionadas

Netflix mostra cão que fará papel de Scooby-Doo em live-action

‘Michael Jackson: O Veredicto’ mostra bastidor de julgamento do cantor

Jornalista José Roberto Burnier e cadela são atacados por pitbull

Taylor Swift lança canção da trilha sonora de Toy Story 5

Festa dos Visitantes em Parintins terá Leonardo e Filho do Piseiro

Assuntos Eventos
Valmir Lima 20 de maio de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Economia

Setor de viagens e eventos bate recorde de faturamento: R$ 147,8 bilhões

27 de fevereiro de 2026
Política

Cidade promete descentralizar atividades culturais em Manaus

28 de agosto de 2024
Lei Taylor Swift
Política

Câmara aprova Lei Taylor Swift para punir cambistas de ingressos

27 de abril de 2024
festival de opera
Economia

Ministro estima economia de R$ 10 bilhões ao ano com o novo Perse

24 de abril de 2024

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?