
Da Redação
MANAUS – Trabalhadores começam a receber, a partir desta terça-feira, o Seguro-Desemprego pela conta Poupança Social Digital. O pagamento é para quem não indicou conta no requerimento do benefício e não possui poupança na Caixa Econômica.
As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência, permitindo a movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem.
Para os que têm outro tipo de conta no banco estatal, o dinheiro será depositado e pode ser movimentado com o cartão ou pelo Internet Banking.
Nos casos em que o valor não possa ser creditado em conta existente ou em conta poupança social digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes bancários da Caixa.
Na poupança social digital não é cobrada tarifa e o limite mensal é de R$ 5 mil. Pelo aplicativo é possível pagar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.
Valores
O valor do Seguro-Desemprego considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa. Para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de 1 salário mínimo.
Quem recebe
Tem direito ao Seguro-Desemprego:
Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
Pescador profissional durante o período do defeso;
Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.