EDITORIAL
MANAUS – A última pesquisa de intenção de voto da Perspectiva, divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que o segundo turno da eleição para governador do Amazonas está indefinido. Até a última pesquisa do mesmo instituto, os números apontavam para uma disputa entre o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) e governador Wilson Lima (União Brasil), que disputa a reeleição.
Os números desta quarta-feira, no entanto, mostram uma mudança no cenário, quando a campanha eleitoral entra no último mês. Wilson Lima, que aparecia em segundo lugar nas duas pesquisas anteriores da Perspectiva, agora está em primeiro, tanto na espontânea quanto na estimulada.
Mas o que surpreendeu foram as intenções de voto no candidato Amazonino Mendes, que liderava a corrida até a sondagem realizada em maio. Com uma queda de 2,6 pontos percentuais na estimulada em relação à pesquisa anterior, ele aparece agora 1,5 ponto atrás de Wilson Lima.
O candidato do MDB, Eduardo Braga, ao contrário de Amazonino, teve um crescimento de 3,8 pontos, e se aproxima do segundo colocado. Na sondagem de março deste ano, quando Braga ainda não havia decidido se disputaria o governo do Estado, ele aparecia com 18,6% das intenções de voto. Na pesquisa de maio, a Perspectiva registrou uma leve queda (17,7%) dentro da margem de erro.
Agora, Braga ficou a 5,3 pontos do segundo colocado. Na pesquisa de maio, essa diferença – com Amazonino em primeiro e Wilson Lima em segundo – para o segundo colocado era de 8,6 pontos.
Amazonino Mendes precisa parar de cair para garantir sua ida ao segundo turno. A continuar em queda e Braga se mantiver o ritmo de crescimento mostrado na pesquisa desta quarta, o candidato do Cidadania corre risco de ficar fora da disputa.
O ritmo de crescimento de Wilson Lima também animou a campanha do governador. Desde o início da campanha eleitoral esse crescimento vem aparecendo em outras pesquisas, mas é a primeira vez que ele surge na liderança.
Na pesquisa Ipec, divulgada na semana passada, Wilson Lima estava empatado com Amazonino Mendes, com 30% das intenções de voto. Eduardo Braga aparecia com 16%.
Wilson Lima está muito mais próximo de garantir vaga no segundo turno, e a disputa pela segunda vaga deve ficar entre Amazonino e Braga.
Um sinal positivo para a campanha de Wilson Lima vem da pesquisa espontânea dos dois institutos, quando o eleitor é questionado em quem vai votar para governador, mas o instituto não mostra nomes de candidatos. Na Perspectiva, o governador aparece 4,1 pontos à frente do segundo colocado, Amazonino. Na Ipec, a diferença é de 6 pontos percentuais.
As campanhas eleitorais nas ruas, no rádio e TV e na internet fornecem elementos ao eleitorado para melhor decidir o voto. E quanto mais próximo da eleição, mais as pesquisas de intenção de voto podem revelar o que pensa o eleitor sobre os candidatos.
Agora, é esperar as próximas sondagens.