O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Sefaz libera mais da metade dos contêineres e carretas sem vistoria na Suframa

8 de julho de 2015 Economia
Compartilhar
????????????????????????????????????
Força tarefa criada pelo governo liberou metade dos contêineres e carretas sem vistoria (Foto: Divulgação/Sefaz)

Com informações da Assessoria de Comunicação 

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) informou, nesta quarta-feira (08), que após cinco dias de ação da força tarefa criada pelo governo do estado foram liberadas mais da metade das 950 unidades de carga (contêineres e carretas) que estavam dependendo de vistoria da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em greve há 47 dias. A força-tarefa, determinada pelo governador José Melo na última sexta-feira (3), seguiu decisão da 3ª Vara da Justiça Federal, que autorizou a vistoria realizada pela fazenda estadual como também válida pela autarquia federal enquanto o movimento grevista perdurar.

A decisão judicial, proferida na noite da última quinta-feira (2), com notificação à Sefaz no dia seguinte, 3 de julho, foi em atendimento à ação movida pelo Governo do Estado, para que a economia do Amazonas não pagasse um preço ainda maior devido ao atraso na liberação de cargas para a indústria e sobretudo ao comércio. Nesse período de greve da Suframa, o Estado deixou de recolher aos cofres públicos pelo menos R$ 150 milhões em ICMS, o que agravou a queda na receita em razão da crise econômica pela qual passa o País.

O secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo, informa que desde sábado (4), quando a Secretaria passou a ter autonomia para liberar as cargas pendentes de vistoria pela Suframa, já liberou 500 carretas e contêineres das 950 que haviam sido represadas nos portos, segundo informações do Sindicato das Transportadoras (Setcam). “Em atenção à determinação do governador José Melo, montamos um plantão no fim de semana assim que fomos notificados pela Justiça. Acreditamos que até sexta-feira tenhamos regularizado essa situação”, destacou o secretário.

O secretário Executivo da Receita da Sefaz-AM, Jorge Jatahy, explica que a velocidade da liberação das cargas acumuladas durante a greve da Suframa só não é maior por conta da estrutura das transportadoras, que estão operando no limite operacional para realizar a entrega das cargas, sobretudo ao setor comercial. “Ainda assim, segundo o próprio Sindicato das Transportadoras, toda a situação deverá ser normalizada nos próximos dias. Nesse período emergencial, triplicamos nosso efetivo de auditores fiscais para a vistoria das cargas”, ressaltou Jatahy.

Conforme decisão judicial, que excluiu a Suframa do processo de vistoria das mercadorias que ingressam na Zona Franca de Manaus, a Sefaz comunica à Suframa todas as notas fiscais efetivamente vistoriadas. Essas mesmas informações estão disponíveis ao Ministério Público e à própria Justiça como forma de manter a maior transparência possível do processo.

Medicamentos retidos durante a greve da Suframa
Apesar da decisão da Justiça Federal de que medicamentos deveriam ter prioridade na liberação pela Suframa, mesmo durante a greve da autarquia, insumos utilizados na rede pública de saúde do Estado, como sondas e luvas cirúrgicas ficaram retidas nos portos e transportadoras.

É o que mostram, por exemplo, as notas fiscais eletrônicas de número 23156, 23159 e 21068, referentes a produtos destinados à rede pública de saúde do Estado. A de número 23509, referente à aquisição de equipo para nutrição enteral, atóxica, estéril, apirogênico, descartável, extensão em PVC na cor azul, embalagem individual, conforme descrição do produto, foi enviada à Suframa no dia 15 de abril e ficou retida durante todo o período de greve da Suframa.

Além de sondas e luvas cirúrgicas, produtos usados nos hospitais e prontos-socorros da rede estadual como fraldas geriátricas e compressas cirúrgicas também tiveram atraso na liberação ao chegarem a Manaus devido à greve da Suframa, situação que levou o Governo do Amazonas a realizar compras emergenciais para que a falta desses itens não agravasse o atendimento à população.

 

 

Notícias relacionadas

‘É muito cruel’, diz ministro sobre proposta para aumentar idade de aposentadoria

Cresce viagem ao exterior e aviação atinge 65,2 milhões de passageiros

Cadeia da IA tem 5 camadas, mas Brasil só participa de uma

Financiamento do Move Brasil para motocicletas está em vigor

Amazônia Legal é estratégica em minerais críticos, mas não há exploração

Assuntos Governo do Amazonas, greve, José Melo, Sefaz, suframa
Redação 8 de julho de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Gilberto Vasconcelos ao Governo do Amazonas e de Juliana Frota ao cargo de vice-governadora (Foto: Divulgação/assessoria)
Política

Com críticas ao sistema político, Gilberto Vasconcelos é oficializado candidato ao governo

25 de julho de 2026
Omar Aziz e Alessandra Campêlo
Política

Omar aposta em experiência na disputa ao governo do AM; convenção oficializa candidaturas

25 de julho de 2026
David Almeida abraça Shádia Fraxe, candidata a vice na chapa para o governo do Estado (Imagem: Instagram/@davidalmeida/Reprodução)
Política

David Almeida oficializa candidatura e promete implantar no Estado políticas municipais

24 de julho de 2026
Política

Briga sobre passe livre gera ataques entre prefeito e governador em pré-campanha

22 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?