O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Santos torna realidade sonho de amazonense de ser jogador de futebol

25 de julho de 2022 Esporte
Compartilhar
jogador santos
Vinícius Augusto integra a categoria Sub-13 do Santos FC (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
Por Iolanda Ventura, da Redação

MANAUS – O sonho do amazonense Vinícius Augusto, de 13 anos, de ser jogador de futebol profissional, está virando realidade. O menino foi notado pelo Santos e integra a categoria Sub-13 do clube paulista. Natural de Itapiranga (a 339 quilômetros de Manaus), em 2018 Vinícius começou na base mirim do São Paulo.

Leia mais: Sonho de carreira no futebol é realidade para amazonense aos 10 anos de idade

O pai, Fábio Alves da Costa, conta que empresários e assessores já mostraram interesse em cuidar da carreira do garoto. Mas, por enquanto, ele prefere manter as coisas como estão e afirma que Vinícius está sendo bem aproveitado pelo treinador em torneios de base.

“A gente não conhece as pessoas, vêm assim do nada. E pelo que já ouvimos falar dos relatos é que assim como essas pessoas chegam para ajudar, chegam também para atrapalhar”, disse.

Vinícius foi notado pelo Santos no projeto Revelando, em 2019. “No caso do Vinícius, ele teve sorte porque estava treinando num projeto do bairro aqui de São Vicente e aí o clube tinha um compromisso com esse projeto de avaliar alguns atletas”, explicou o pai.

Fábio afirma que a resposta não veio de imediato. Enquanto não tinha retorno, soube de uma “peneira” no São Paulo e resolveu levar o filho. “No mesmo dia o treinador lá do São Paulo chegou e disse: ‘a gente quer levar esse menino para o São Paulo para um processo de monitoramento’”, contou.

Após dois anos sendo monitorado, em 2021 veio o convite para o Santos. Fábio conta que já ter uma moradia na cidade de Santos e ter entrado em um projeto para trabalhar ajudaram. “Graças a Deus o Santos tem ajudado nas orientações, o clube ajuda muito na parte de nutrição, parte técnica, psicológico”.

Vinícius treina 1h30 todos os dias. “Isso aí é uma grande vantagem, nem todos os clubes fazem esse trabalho. O Santos foca muito na categoria de base, tanto é que hoje está sendo reconhecido como o melhor clube que dá essa atenção, que investe mesmo na categoria de base”, destacou Fábio.

O jogador mirim tem um compromisso no futsal e no campo. “No futsal ele joga como ala e no campo ele joga como número três, joga de volante, lateral também”, disse o pai.

No dia 9 de julho, Vinícius participou da Copa Integração Sub-13 no CT Laudo Natel em Cotia (SP). De acordo com Fábio, até o momento, é a disputa mais importante que o filho foi chamado. O Santos foi superado pelo Flamengo nos pênaltis por 4 a 3 na final da competição e ficou com o vice-campeonato. Apesar disso, o jogador teve bom desempenho.

“O Vinícius foi um dos escolhidos para bater o pênalti e fez o golzinho dele. Ele ficou muito alegre com isso”, disse o pai.

Apoio da família
vinicius e os pais
Vinícius Augusto com a mãe Ingrid Rebelo e o pai Fábio da Costa (Foto: Acervo Pessoal)

O menino tem apoio da família. No Amazonas, Fábio era motorista em Manaus e mandava dinheiro para a família se manter no interior. Quando pai e filho decidiram ir para São Paulo, a mãe, Ingrid Rebelo, custeou a despesa de ambos como técnica em enfermagem na capital amazonense. Agora, Fabio tem dois empregos. A família mora na Baixada Santista, litoral paulista.

“É para manter mesmo aqui, porque o custo de vida é bem caro. E para manter a gente estou me sacrificando. Não só eu, mas a mãe dele, que agora está junto. A avó dele também está junto aqui ajudando de alguma maneira”, relatou.

vinicius augusto e a mae ingrid
Vinícius Augusto e a mãe, Ingrid Rebelo (Foto: Arquivo Pessoal)

Fábio reconhece que ainda há um longo caminho pela frente. “Na verdade, está muito longe de uma realidade, está no processo. Ainda está muito novo, são 13 anos. Eu aprendi muito e ele vai aprendendo no dia a dia a ser muito pé no chão”.

Notícias relacionadas

Egito vence a Austrália nos pênaltis e está nas oitavas de final da Copa

Portugal vira, elimina a Croácia e encara a Espanha nas oitavas

Espanha se classifica às oitavas da Copa e elimina a Áustria

Bélgica supera desvantagem de 2 gols e elimina Senegal

Com gols de Harry Kane, Inglaterra vira e elimina Congo da Copa

Assuntos jogador, santos, São Paulo
Redação 25 de julho de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
1 Comment
  • Ludson disse:
    25 de julho de 2022 às 14:44

    Parabéns amiga pelo esforço e dedicação que vc tem pelo seu filho, com certeza ele vai ser um grande jogador e estarei aqui na torcida aplaudindo de pé o sucesso dele ..

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Augusto Barreto Rocha 2023
Augusto Barreto Rocha

O Brasil que Brasília e São Paulo ainda não enxergam

29 de junho de 2026
Camisa 10 de Pelé será leiloada. Lance mínimo é de R$ 30 milhões (Foto: CBF/Divulgação)
Esporte

Maioria dos jogadores brasileiros campeões mundiais é de clubes paulistas

23 de junho de 2026
O ex-atacante da Seleção Brasileira tetracampeã do mundo, Paulo Sérgio Rosa, o Viola, visitou a "Rua da Copa", no bairro Alvorada (Foto: Murilo Rodrigues/AM ATUAL)
Esporte

Viola visita ‘Rua da Copa’ em Manaus e exalta fé do povo na Seleção

6 de junho de 2026
Esporte

São Paulo mostra futebol desolador pelo Brasileirão e perde para o Remo com gol no acréscimo

31 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?