Cristiano Ronaldo é, indiscutivelmente, um dos maiores jogadores de todos os tempos. E mesmo aos 39 anos, o atacante português segue mostrando toda a sua qualidade. É verdade que CR7 ainda não balançou a rede na Eurocopa, mas os três primeiros jogos já serviram para que ele ampliasse seu recordes na competição.
Durante a partida contra a Turquia, o atacante deu um passe para Bruno Fernandes anotar o segundo gol português na vitória por 3 a 0. Dessa forma, ele chegou a oito assistências na história da Eurocopa, igualando o tcheco Karel Poborsky como recordista neste quesito.
Com sua participação no torneio, Cristiano Ronaldo também tornou-se o jogador que disputou o maior número de edições da Eurocopa: foram seis ao total.
Sua estreia foi no já longínquo ano de 2004, quando a seleção portuguesa era comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari. Na ocasião, Portugal disputou a competição em casa e conquistou o vice-campeonato. A final foi bastante dolorosa, uma vez que os anfitriões perderam o título para a Grécia, que foi a zebra da competição.
A derrota fez o jovem CR7, à época com 19 anos, chorar – e a imagem rodou o mundo. Talvez ele não soubesse que o destino lhe transformaria no jogador com mais participações em edições da Eurocopa e que, em 2016, ele teria uma nova chance de disputar a final. E Portugal não deixou a taça escapar-lhe pelas mãos novamente.
Outros recordes de Cristiano Ronaldo na Eurocopa
Mas, além de ser o único jogador a disputar seis edições da Eurocopa e ser o recordista de assistências, Cristiano Ronaldo ainda possui outros recordes relativos ao principal torneio de seleções do Velho Continente.
Em primeiro lugar, Cristiano Ronaldo é o maior goleador da história do torneio. Ao todo, o atacante já balançou a rede 14 vezes. O segundo colocado, Michel Platini, anotou nove tentos.
E CR7 também detém o recorde de jogos (27), vitórias (14) e minutos jogados. Durante toda a sua carreira, o atacante mostrou sua fome por competir e superar barreiras. Por isso, mesmo aos 39 anos, é difícil prever o que ele ainda poderá fazer no futebol, já que o homem não dá sinais de cansaço.
Qual recorde ele ainda pode bater?
Máquina de quebrar recordes, Cristiano Ronaldo ainda pode conquistar outro feito importante, e muitos torcedores estão fazendo suas apostas esportivas eurocopa para tentar prever os próximos lances do craque.
Se balançar a rede em qualquer jogo desta Euro, CR7 vai se tornar o jogador mais velho a marcar um gol na história da competição, superando Luka Modric.
O croata estabeleceu seu recorde (38 anos e 289 dias) justamente nesta edição, ao fazer o gol de sua seleção no empate contra a Itália por 1 a 1. Infelizmente para ele, o resultado acabou eliminando a Croácia.
Com Portugal já classificado para as oitavas de final da Eurocopa, Cristiano Ronaldo, que tem sido titular absoluto no torneio, tem boas chances de balançar a rede. Ele, afinal, não é o maior goleador da história do futebol, em jogos oficiais, por acaso.
Os próximos dias, portanto, serão muito emocionantes para todos os fãs de esporte. Afinal, um dos maiores jogadores da história já está na fase final da carreira, mas poderá presentear os torcedores com novos recordes antes que a cortina se feche de vez.
Na Eurocopa, Cristiano Ronaldo é…
… o jogador que disputou mais edições (6)
… o jogador que marcou mais gols (14)
… o jogador que disputou mais partidas (27)
… o jogador que deu mais assistências, ao lado do tcheco Karel Poborsky (8)
… o jogador com mais minutos dentro de campo
E ainda pode ser…
… o jogador mais velho a fazer gol