
Do ATUAL
MANAUS – A Romaria das Águas, neste sábado (22), em Manaus, celebra ocorrerá no Encontro das Águas para celebrar o dia mundial dedicado à “substância da vida”. A romaria reunirá ativistas, representantes de comunidades ribeirinhas, indígenas e pesquisadores a partir das 8h30 no Porto da Cesa, zona sul da capital.
Com o tema “Nossas vozes na COP30 em defesa da Água e da Vida na Amazônia” e o lema “Luta por preservação e acesso para todos!”, o ato público busca chamar atenção para a importância da água como um bem sagrado e fundamental para a existência da vida, que não deve ser privado aos mais pobres por ser necessário à existência.
A mobilização é coordenada pelo Fórum das Águas, grupo formado por representantes de organizações da sociedade civil que defende a gestão sustentável e o acesso universal à água.
Crise ambiental e direito à água
O Fórum alega que a crescente crise ambiental, evidenciada por catástrofes climáticas e escassez de recursos naturais, tem sido agravada pela lógica de exploração econômica.
Segundo o coordenador do Fórum das Águas, Sandoval Alves Rocha, doutor em Ciências Sociais e membro do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), “a racionalidade econômica que caracteriza o mundo contemporâneo está levando a humanidade ao precipício, deixando a sociedade sem tempo de resposta”.