Do ATUAL
MANAUS – O União Brasil oficializou a candidatura do deputado estadual Roberto Cidade a prefeito de Manaus na manhã deste sábado (3). Na convenção do partido, Cidade prometeu mudanças, mas não disse quais. Ele terá o apoio de sete partidos: PSB, Republicanos, Podemos, PRB e PMB, além do União Brasil e do PP.
“Manaus hoje vive um sentimento de mudança, quer mudança. Ninguém aguenta mais essa gestão que está aí, de muita pintura, maquiagem e pouca entrega”, discursou. “Com toda emoção e com muita humildade, digo que estou pronto para mudar Manaus”, acrescentou. A aliança lançará 294 candidatos a vereador.
Cidade é o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de votos, atrás do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e do prefeito David Almeida (Avante), disputa a reeleição.
É a primeira vez que o deputado disputará um cargo majoritário. Nascido em Manaus, tem 37 anos, três filhos e graduação em Administração e Gestão Pública. Filho de Roberto Maia Cidade e Ângela Arruda Cidade, ele entrou na vida pública aos 29 anos.
Em 2016, disputou a primeira eleição para o cargo de vereador em Manaus pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional). Com 6.285 votos, ficou na primeira suplência. Em 2018, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Nas eleições daquele ano, Cidade foi eleito deputado estadual pelo PV, obtendo 33.239 votos, sendo o segundo mais votado no pleito. Em dezembro de 2020, aos 34 anos, foi o mais jovem e o único parlamentar de primeiro mandato a se eleger presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.