
Da Redação
MANAUS – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade lança, sábado, 20, o enredo para o Carnaval 2017. O tema envolve a ciência, tecnologia e sustentabilidade. O enredo ‘No reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença’ é uma homenagem ao Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
Os carnavalescos Fábio Rodrigues e Susana Brandão criaram o enredo inspirados, também, na FAS (Fundação Amazônia Sustentável). A entidade trabalha com projetos econômicos que unem produção e preservação ambiental em comunidades ribeirinhas e indígenas.
“Acreditamos que este é um tema muito atual e importante para levar à avenida. Quando a Amazônia é retratada no Carnaval, só se fala da fauna e da flora. Não se inclui o ribeirinho, o caboclo, que são essenciais para a conservação ambiental. Queremos mostrar que a floresta e o homem precisam andar de mãos dadas pela sustentabilidade”, disse Fábio Rodrigues, que também é diretor de Harmonia.
O Inpa e a FAS irão assessorar a escola de samba para composição de fantasias e alegorias com magteriais recicláveis. Não haverá patrocínio das instituições homenageadas, informou a Reino Unido, que espera eleger o samba enredo em um concurso, em setembro.
A festa de lançamento será em uma feijoada, a partir das 12h, no Cirmman (Círculo Militar de Manaus), na zona oeste de Manaus. As camisas que dão direito à feijoada custam R$ 50 e estão à venda na Quadra da Escola de Samba da Reino Unido da Liberdade, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e na Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa).