O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Reforço contra ômicron protege até mesmo quem já teve Covid-19

10 de março de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
vacina no braço
Nova vacina protege em até 90% contra variante ômicron (Foto: Ruan Souza/Semcom)
Por Ana Bottallo, da Folhapress

SÃO PAULO – A proteção de quatro doses da vacina contra uma infecção grave causada pela variante ômicron do coronavírus chegou a mais de 90%, mesmo em pessoas que tiveram uma infecção prévia.

A defesa também foi mais alta e pessoas que tiveram uma infecção anterior do coronavírus pelas variantes BA.1 e BA.2 (89,5% e 94,3%), respectivamente.

Quando consideradas aquelas pessoas que nunca tiveram Covid, a efetividade de duas doses dos imunizantes (ou seja, o esquema primário recomendado, sem reforço) foi de 41,5% contra infecção pela BA.5. Já em pessoas que tiveram caso confirmado no passado, a proteção foi de 50% e 53,1%, respectivamente, em quem teve infecção anterior por BA.2 e BA.1 contra quadro grave causado pela variante BA.5.

Os dados são de um estudo publicado nesta sexta (10) na revista médica especializada Jama Network Open. A pesquisa reforça a importância das doses de reforço para proteger contra novas infecções do vírus e contra casos graves, mesmo em pessoas que tiveram Covid no passado.

Para avaliar a chamada eficácia na vida real (ou efetividade) das vacinas contra a ômicron, os cientistas analisaram 3.415.980 registros de casos positivos do dia 1º até o dia 31 de agosto de 2022, com o pico de novas infecções pela variante BA.5, com o mesmo número de casos negativos. Os registros foram ajustados para sexo (53,9% dos casos eram mulheres), idade (idade média dos participantes era de 40,2 anos), lugar de residência e condições prévias de saúde.

O chamado status vacinal (quantas doses cada pessoa havia recebido) dos participantes foi considerado como uma variável para análise da efetividade.

Os pesquisadores então calcularam qual seria a razão de probabilidade (OR ou odds ratio, em inglês) de ter uma infecção pela variante BA.5 em pessoas que já tiveram infecção prévia ou não e, em um segundo momento, se essa nova infecção seria grave ou não.

Com esse valor para cada variável (infecção prévia e status vacinal) eles calcularam a efetividade da vacina. Além dos valores apontados acima, a análise encontrou a efetividade de 90,9% de proteção contra infecção grave em indivíduos com quatro doses da vacina sem quadro prévio de Covid, e de 93,9% e 92,9%, respectivamente, em quem se infectou anteriormente pela variante BA.1 e BA.2.

A conclusão da pesquisa, segundo os autores, é que tomar quatro doses da vacina, independentemente do histórico prévio de infecção pelo coronavírus, esteve associado a uma maior proteção contra o quadro grave causado pela BA.5.

Diversos estudos já apontaram que o reforço da vacina contra Covid oferece maior proteção para casos graves e hospitalizações causadas pelas novas variantes, inclusive em quem já teve a doença.

A pesquisa reforça, por assim dizer, que a chamada imunidade combinada, representada por uma imunidade adquirida por infecção mais a imunidade induzida por vacinação, pode ajudar no desenvolvimento de quadros leves e sintomas mais brandos mesmo após uma reinfecção.

Ainda, a proteção das vacinas contra efeitos mais agravados da doença ajuda na prevenção da chamada Covid longa, que pode surgir até um ano após a infecção, conforme apontam as pesquisas mais recentes.

A expectativa é que o conhecimento adquirido nos últimos três anos ajude a desenvolver vacinas cada vez mais adaptadas às variantes em circulação e que elas possam se somar à proteção de infecções.

Os especialistas ainda alertam para os riscos de não vacinados ou pessoas com esquema vacinal incompleto, além daqueles com maior risco de adoecimento, de pegar Covid e desenvolver um quadro grave.

Por isso, dizem, é fundamental que as pessoas atualizem seu esquema vacinal até a última dose de reforço oferecida: quarta dose para pessoas com mais de 40 anos, terceira para todas as pessoas acima de 12 anos e a quinta dose ou bivalente para os grupos prioritários e pessoas acima de 60 anos, além de imunossuprimidos e transplantados.

O estudo de efetividade foi conduzido por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Cheongju, na Coreia do Sul, e do Hospital Anam da Universidade da Coreia, em Seul.

Notícias relacionadas

Quatro pessoas morrem em decorrência de chuvas em Pernambuco

Morre Alessandro Zanardi, ex-piloto da F-1 e medalhista paralímpico

MP denuncia Marcinho VP e o filho dele, Oruam, por lavagem de dinheiro

Técnica de enfermagem relata ter sido agredida por Magno Malta

Modelo de escola cívico-militar ignora pedagogia e impõe obediência

Assuntos Covid-19, vacina contra a Covid-19, variante ômicron
Cleber Oliveira 10 de março de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Covid-19 teste
Dia a Dia

MPF aciona a Justiça contra hospital e médicos no AM por exame de Covid-19

30 de abril de 2026
manaus
Saúde

Sete anos após a pandemia de Covid-19, a política ainda se sobrepõem à ciência, dizem pesquisadores

26 de abril de 2026
cilindros de oxigenio
Dia a Dia

Negação de falhas impede indenizar vítimas da Covid em Manaus, diz MPF

20 de janeiro de 2026
cemitérios de manaus
Dia a Dia

Aumento de mortes no Brasil é a maior em 20 anos, registra o IBGE

10 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?