Da Redação
BRASÍLIA – O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) publicou, na quarta-feira (21), edital de contratação de empresa para a execução do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).
Anunciada pelo governo federal como “modelo de preservação ambiental”, a rodovia receberá 120 mil mudas, hidrossemeadura em mais de um milhão de metros quadrados, construção de diques para controle erosivo em mais de mil metros quadrados, entre outras medidas de engenharia.
De acordo com o governo federal, a medida atende às exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para recuperação dos pontos impactados pelas obras de melhorias na rodovia e restabelecimento do ecossistema.
A licitação é feita por meio da modalidade pregão, e os interessados já podem enviar as propostas pelo site www.comprasnet.gov.br. A abertura dessas propostas será realizada no dia 2 de agosto de 2021, pelo mesmo site.
O Dnit informou que já trabalha na manutenção e conservação da estrada e avança para executar as obras de reconstrução e pavimentação do Trecho do Meio, entre o km 250 e o km 655,7, e do lote C (Lote Charlie), entre o km 198 e o km 250.
O órgão assinou contrato para a execução dos estudos ambientais necessários para obtenção da Licença de Instalação (LI) e da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) requeridas no processo de licenciamento ambiental para as obras no Trecho do Meio.
De acordo com o governo federal, os projetos de engenharia para o segmento já estão em fase de elaboração, os lotes estão em andamento e a expectativa é que a obra de um deles comece em 2022.
No lote Charlie, a Autarquia já deve iniciar os trabalhos de drenagem neste mês; e após o período de chuvas, as equipes do departamento devem iniciar os serviços de terraplenagem.
Nas redes sociais, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que a ação é “a maior referência em governança ambiental”.