O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Recenseadores encontram mais mulher que homem em todos os estados

17 de março de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
Mulher é maioria nos lugares visitados por recenseadores (Foto: TÂnia Rêgo-ABr)
Mulher é maioria nos lugares visitados por recenseadores (Foto: TÂnia Rêgo-ABr)
Por Leonardo Vieceli, da Folhapress

RIO DE JANEIRO – Em caráter experimental, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou nesta quinta-feira (17) os resultados do Teste Nacional do Censo Demográfico 2022.

Produzido entre os meses de novembro e fevereiro, o teste encontrou uma população de quase 111,2 mil pessoas em 27 pontos dos 26 estados e do Distrito Federal. A lista inclui nove municípios, além de distritos, bairros e localidades (veja a relação completa abaixo).

O objetivo do teste foi preparar as equipes e os sistemas do instituto para o início da coleta de informações do Censo. O começo dessa etapa está previsto para 1º de agosto.

Até lá, o IBGE pretende finalizar ajustes na área de sistemas, além de encerrar o concurso que prevê a contratação de mais de 200 mil trabalhadores temporários para as operações do Censo.

Como esperado pelo instituto, o teste divulgado nesta quinta sinalizou que a maior parte da população recenseada é formada por mulheres: 51,7% do total (57,5 mil). Os homens respondem pela fatia de 48,3% (53,7 mil). Para produzir o teste, o IBGE visitou 59,5 mil endereços, incluindo pontos residenciais e não residenciais. Desse número, 39,5 mil tinham moradores. A média de habitantes por domicílio foi de 2,8.

“Buscamos locais com diferentes características para fazer o teste”, disse Luciano Duarte, coordenador técnico do Censo Demográfico. “A gente está fazendo os acabamentos dos processos [para a coleta em agosto]”, acrescentou.

Os pontos visitados no teste serão novamente recenseados em agosto. Segundo Duarte, há “segurança” de que as operações estarão aptas até o início da coleta do Censo.

Conforme os dados divulgados nesta quinta, o bairro de Amaralina, em Salvador (BA), tem a maior porcentagem de mulheres entre os locais analisados na etapa preparatória. A população feminina foi estimada em 1.789 pessoas no bairro da capital baiana, o equivalente a 56,3% do total de habitantes (3.180).

Já o local do teste com o maior percentual de homens é o distrito de Sucuri, em Cuiabá (MT). A população masculina (818) correspondia a 54,5% do total de habitantes (1.501).

A etapa preparatória do Censo ainda trouxe estimativas sobre a população idosa, de 60 anos ou mais. Essa faixa etária alcançou 18,6 mil pessoas nos locais pesquisados, 16,7% do número total (111,2 mil).

O bairro de Amaralina, em Salvador, também registrou o maior percentual de idosos: 26%. A população local com 60 anos ou mais foi estimada em 813 pessoas.

Entre os nove municípios totalmente avaliados no teste, dois tiveram baixa na população frente ao Censo 2010. Em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), houve redução de 13,2 mil para 12,3 mil habitantes. Em Jardim Olinda (PR), o número recuou de 1.409 para 1.391.

Como o teste tem caráter experimental, o IBGE recomenda apenas comparações de dados de municípios inteiros, nos quais o instituto assegura que foi mantida a integridade dos territórios avaliados.

Concurso

Para realizar a coleta do Censo em agosto, o IBGE prevê preencher 206.891 vagas de trabalho temporário. As oportunidades, abertas em concurso, são de recenseadores e agentes censitários. A data das provas está prevista para 10 de abril. O resultado final deve ser divulgado em 20 de maio.

O Censo é considerado o trabalho mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas do país. A pesquisa costuma ser feita a cada 10 anos.

Inicialmente, o levantamento estava previsto para 2020, mas não foi realizado devido à pandemia de coronavírus, que provocou restrições ao deslocamento de pessoas à época.

Em 2021, o que acabou inviabilizando novamente o estudo foi o corte de recursos destinados à pesquisa. A verba para 2022 foi liberada após o STF (Supremo Tribunal Federal) ser acionado.

Na prática, os dados apurados pelo Censo funcionam como base para uma série de políticas públicas e decisões de investimento de empresas. As informações balizam, por exemplo, os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fonte de recursos para as prefeituras.

Notícias relacionadas

Lei cria premiação em dinheiro para servidores da saúde em Manaus

Justiça reduz pena de prisão de homem que ateou fogo na esposa

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

Escola deve ser suporte para identificar violência contra crianças e adolescentes

Prefeito usa farda de gari para entregar caminhões de coleta de lixo

Assuntos censo demográfico
Cleber Oliveira 17 de março de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Praça da Matriz é um dos locais de concentração de pessoas que vivem na rua em Manaus (Foto: Milton Almeida/AM ATUAL)
Dia a Dia

IBGE fará censo em julho de 2028 para identificar pessoas que vivem na rua

28 de abril de 2026
medicos
Dia a Dia

Três a cada quatro médicos são brancos no Brasil, mostra o Censo

26 de fevereiro de 2025
professores ufam
Dia a Dia

Aumenta parcela de brasileiros acima dos 25 anos com ensino superior

26 de fevereiro de 2025
IBGE
Dia a Dia

Maioria dos indígenas no Brasil vive nas cidades, mostra Censo

19 de dezembro de 2024

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?