O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Geral

Quem bebe café ou cerveja tem mais chance de passar dos 90, diz estudo

28 de outubro de 2019 Geral
Compartilhar

Um estudo do instituto americano UCI Mind, que estuda deficiência de memória e distúrbios neurológicos, trouxe uma descoberta surpreendente e que muda muitos parâmetros estabelecidos sobre o que é ter uma vida saudável: pessoas que bebem café e cerveja têm chances maiores de viverem mais.

Os pesquisadores do instituto acompanharam os hábitos de mais de 1.600 pessoas por um longo período de tempo, através de testes realizados semestralmente. Eles analisaram os hábitos diários, o estilo de vida e a alimentação de cada uma dessas pessoas. Ao fim da pesquisa, perceberam que quem consumia cerveja ou café diariamente tinha mais chance de chegar aos 90 anos.

De acordo com o estudo, as pessoas que ingeriam uma quantidade moderada de álcool todos os dias, como dois copos de cerveja ou de vinho, tem 18% mais chances de chegar a idades mais avançadas do que quem não cultivou esse hábito ao longo da vida. Já no caso do café, esta porcentagem é de 10%.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, este não é o único benefício da cerveja para o nosso organismo, diversas outras melhorias estão associadas ao consumo moderado da bebida. Entre elas estão: menor risco de ter doença de Alzheimer, menor risco de contrair diabetes, prevenção de pedras no rim, redução leve nos riscos de câncer, fortalecimento dos ossos, melhora na pressão arterial e até embelezamento da pele.

Isto se dá por conta da grande variedade de nutrientes presentes na bebida. A cevada, por exemplo, ingrediente essencial da cerveja, é rica nas vitaminas B1, B3 e E, que fazem bem para a pele e para os cabelos. A cevada também possui betaglucano, uma fibra solúvel que contribui para a redução do colesterol ruim.

Vale ressaltar que todos esses benefícios estão atrelados ao consumo moderado da cerveja, ou seja, cerca de dois copos por dia. Cada brasileiro consome em média seis litros da bebida por mês, gastando, em média, 14% do salário mínimo com cerveja mensalmente.

O café, além de contribuir para a longevidade, também tem uma série de benefícios. Por exemplo, contribui para o emagrecimento, reduz as chances de doenças cardíacas, previne diabetes, melhora o intestino, combate inflamações e ameniza sintomas da doença de Parkinson.

As melhoras que o café traz para nosso corpo só são sentidas se a bebida for tomada fresca. Algum tempo depois de feito, o café começa a oxidar e perde algumas das propriedades. Se você é apaixonado pela bebida e quer aproveitar o lado bom dela, vale a pena, então, investir em equipamentos, como uma cafeteira programável.

Assim como a cerveja, claro, os benefícios só vêm quando o consumo é moderado. Mesmo com toda a parte boa da cafeína, o consumo excessivo pode trazer vários problemas, como diarreia, aumento da pressão arterial, nervosismo, estresse, tremores e dores de cabeça.

Notícias relacionadas

Maio Laranja: Eneva apoia ações de conscientização em defesa da infância e da juventude no Amazonas

Eneva conclui primeiro teste da turbina da UTE Azulão I, no AM

Estudantes da UEA transformam cotidiano em narrativas visuais

A mentira de Débora e o engodo do CDL Jovem

Sites de apostas já somam mais de 1 bilhão de acessos mensais no Brasil

Assuntos café, cerveja, UCI Mind
Valmir Lima 28 de outubro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Débora Menezes
Expressão

A mentira de Débora e o engodo do CDL Jovem

27 de maio de 2026
Economia

Consumo de café aumentou no Brasil de janeiro a abril de 2026

22 de maio de 2026
Economia

Preço do ovo cai, mas tomate e café ficam mais caros na cesta básica em Manaus

5 de fevereiro de 2026
Café
Economia

Mercosul-UE: café e frutas terão tarifa zero; carnes e açúcar, reduzidas

17 de janeiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?