
Do ATUAL
MANAUS – Projeto de lei estadual institui prioridade na aquisição de peixes da pesca artesanal pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas) para os restaurantes de suas unidades de ensino.
Segundo o deputado Roberto Cidade (União Brasil), autor do Projeto de Lei Ordinária nº 513/2025, a intenção é criar um mercado consumidor estável e direto para os pescadores artesanais reduzindo intermediários e especulação de preços.
“Estamos falando de um setor que gera trabalho e sustento para milhares de famílias. Dar preferência à compra de pescados da pesca artesanal pelos restaurantes da UEA é uma maneira concreta de apoiar esses trabalhadores, além de promover uma alimentação mais saudável e sustentável aos estudantes”, justificou.
Segundo o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), aproximadamente 140 mil pescadores dependem diretamente da atividade pesqueira no Estado e 200 mil pessoas estão envolvidas no sistema produtivo da pesca e seus subprodutos, desde a captura até a comercialização do pescado.
A pesca artesanal é uma das principais atividades econômicas do Estado, especialmente em comunidades ribeirinhas. Além de ser fonte de alimento, ela preserva técnicas tradicionais e contribui para a conservação dos ecossistemas aquáticos.