Da Redação, com informações da Secom
MANAUS – O Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto reduziu, em um mês, o tempo de permanência dos pacientes em 70%, gerando um aumento da capacidade de atendimento em relação à demanda.
A queda ocorreu após a unidade receber o “Lean nas Emergências”, que é um projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos.
O 28 de Agosto é um dos hospitais mais antigos e tradicionais de Manaus, recebe cerca de 550 pacientes por dia. A média de permanência dos pacientes, que não precisam de internação, era de aproximadamente 7,2 horas (435 minutos) no mês de setembro, já neste mês caiu para 2 horas (120 minutos).
A média do tempo de internação na unidade era de 8,3 dias e caiu para 7,5 dias, o que equivale a 10%, em decorrência da implantação do projeto “Lean nas Emergências”.
“É um momento de agregar os conhecimentos na colaboração com a melhoria de fluxos e projetos, para assim, otimizarmos também a qualidade ao paciente, que é o mais importante, para atendermos com mais agilidade e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência”, afirmou a diretora Julia Marques.
O Hospital 28 de Agosto foi selecionado pelo projeto e foi iniciada a implantação em setembro de 2020, fase onde uma dupla de profissionais do Hospital Sírio-Libanês (um médico e um especialista de processos) realizaram visitas ao hospital, capacitaram as equipes, identificaram oportunidades e implementaram ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean.
Essa fase dura, em média, seis meses e após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção a longo prazo.
Para o médico consultor do Hospital Sirio-Libanês, Leonardo de Lima Leite, “este é um projeto que começa na emergência, mas para ele ter sucesso, é preciso que todos os profissionais sejam envolvidos. Todos precisam entender e contribuir para o alcance do objetivo final, que é otimizar o cuidado ao paciente que está dentro da unidade.
O que é o Lean
O Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Mais de 60 hospitais já passaram pelo processo de gestão.
Gente não creio que o 28 de agosto tenha passado por isso, pois continua ruim. Esse Secretário falou a pouco sobre esse assunto como já tem um mês?? Impossível, querendo enganar o povo. Absurdo.