
Da Redação
MANAUS – Um dos movimentos artísticos que mais produz – e há muitos anos – na cena cultural de Manaus é o Hip Hop. Nomes como DJ Marcos Tubarão, Deborah Erê, Lary Go & Strela são alguns dos destaques na cidade. Nesse cenário, Jander Manauara (letra/voz), Denis L.d.O. (letra/voz/arte visual), Otto Bráu (DJ/sintetizadores), Laura Dulov (letra/voz/violão) e Matheus Crazy (vocais/MPD/audiovisual) lançam o projeto “Pelabera” e misturam letras de cunho social, grafite e Rap com sonoridades latinas.
Idealizado há um ano, o ‘Pelabera’ traz agora músicas, clipes e painéis de grafite que refletem questões relevantes e atuais, de temática sociocultural na cidade e região Norte. Um novo clipe será lançado a cada mês.
‘Olha a água!’, primeira produção lançada no final de fevereiro, retrata a migração de haitianos e venezuelanos em Manaus. Segundo o rapper Jander Manauara, a letra relata uma questão humanitária e pontua que somos todos imigrantes no mundo.
“A música já tinha sido produzida há uns oito meses, incrível como essa questão, principalmente da Venezuela, se agravou trazendo à tona toda problemática de um País abastardo por petróleo, vivendo um caos social. No fim das contas, o relato da música fala da questão humanitária e de todo cuidado e prudência que temos que ter com nossos irmãos de qualquer parte. Também somos imigrantes nesse mundo”, explicou o rapper.
O rapper Denis L.d.O. pontua que processos migratórios não são novidade em Manaus, mas diferencia a atual situação das venezuelanos. “Manaus é uma cidade que sempre teve forte migração, temos uma Colônia Japonesa, gente vindo da Líbia, Israel, que já estão há muito tempo construindo uma cidade mista com os caboclos. No caso atual dos venezuelanos, o que se percebe in loco é a vontade do povo de se reestabelecer em seu próprio país e não, em ser realocado.”
Além da temática, a musicalidade de ‘Olha a água!’ também chama a atenção. Uma batida forte, marcante e dançante que, segundo o DJ Otto Bráu, conversa com a letra. “Na questão da musicalidade, foi buscada a referência da cumbia latina e beat que remetesse estarmos nessa fronteira nortista sonora”, explicou o DJ.
Dirigido por Matheus Crazy, o clipe traz imagens do comércio no centro da cidade, regiões de concentração de imigrantes e vendedores ambulantes. Segundo Crazy, o foco de toda proposta é o ser humano. “Foram duas semanas de locação, desde visitas aos locais de concentração dos imigrantes, pontos que remetessem à extensão territorial de Manaus do centro à zona Leste. Tivemos entrevistas e conversas com muita gente envolvida na ajuda humanitária e com os imigrantes em questão.”
Assista ao clipe de ‘Olha a água!’, lançamento do projeto ‘Pelabera’.